Ônibus rosa contra o câncer de mama
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Micaela Orikasa <br> Reportagem local 
O mês de outubro é lembrado em todo o mundo pela mobilização contra o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais frequente em nível mundial. Em Londrina, a iniciativa da Viação Garcia irá despertar a atenção sobre a importância da realização dos exames médicos anuais. Dois ônibus da empresa foram pintados de rosa e irão percorrer as principais linhas da Garcia a partir de Londrina e de Maringá (Noroeste).
''A Garcia usa sua representação para alertar sobre a importância da mulher em cuidar de si mesma. Nós fizemos uma pintura alusiva ao movimento Outubro Rosa porque queremos que elas se cuidem'', diz o presidente da empresa, Mário Luft, durante o lançamento dos ônibus realizado ontem pela manhã.
Os passageiros receberão um folder com informações e os colaboradores da empresa usarão um uniforme diferenciado. No Terminal Rodoviário, as funcionárias utilizarão um lenço rosa.
Quem fez questão de participar do evento foi a contabilista aposentada Clair Gumiero, de 57 anos. Há três anos, ela perdeu uma filha de 28, vítima do câncer de mama. ''Depois do que eu passei, resolvi entrar para o movimento porque todas as mulheres devem saber que o melhor caminho é a prevenção'', afirma.
Baixo número
De acordo com Ivanira Chiquetti, enfermeira da 17 Regional de Saúde, existem nove clínicas credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar a mamografia (exame de mamas). São sete unidades em Londrina, uma em Ibiporã, uma em Cambé e em Rolândia.
Mensalmente, são realizados cerca de três mil exames em Londrina. ''Porém, nossa capacidade para atendimento é de cinco a seis mil. O que mantém esse número abaixo é a falta de informação'', conta Ivanira, ao afirmar que o tempo máximo de espera para a realização do exame é de sete dias.
Os encaminhamentos para as clínicas são realizadas através das Unidades Básicas de Saúde (UBS). ''Dos exames realizados mensalmente, cerca de 20% apresentam alguma alteração, não sendo necessariamente o câncer. Por isso é essencial que as mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia anualmente'', completa.
Fatores de risco do câncer de mama:
- Primeira menstruação muito cedo (antes dos 12 anos)
- Nunca ter engravidado
- Primeira gravidez após os 30 anos
- Menopausa acima de 55 anos
- Doenças benignas nas mamas
- Terapia de reposição hormonal
- Câncer de mama em mãe, irmã ou filha
- Uso abusivo de bebidas alcóolicas
- Vida sedentária e obesidade
Fonte - Folder do Viação Garcia


