As principais empresas de transporte rodoviário presentes em Londrina, a Viação Garcia e Brasil Sul, também permitem o embarque de animais de estimação de pequeno porte para as viagens. As regras incluem peso máximo de 7 kg e o transporte em caixa própria.

É permitido o embarque de apenas um animal por passageiro, e até dois animais por horário. As empresas informam que o animal será transportado no interior do ônibus, na poltrona ao lado do dono, sendo cobrada a tarifa integral. A caixa deve estar devidamente forrada com tapete higiênico que absorva as fezes e urina do animal durante o transporte e ele deverá ser sedado, se necessário.

Veja as regras para viajar com pets em avião ou ônibus

“O dono do animal deverá presentar atestado do médico veterinário que confirme a sanidade do animal e que o mesmo poderá ser transportado sem risco. O atestado deverá ter sido emitido há no máximo 10 dias antes de viajar. Caso a viajem ultrapasse esse tempo, será necessário providenciar outro atestado no local de destino.”, diz o regulamento.

Também é necessário apresentar a carteira de vacinação para animais a partir de três meses de idade, sendo que a última vacina deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e há menos de 1 ano. Por segurança, algumas raças (braquicefálicos) só podem viajar mediante termo de responsabilidade, assinado pelo dono do animal, assumindo os riscos que ameacem o animal durante a viagem.

A regra se aplica às raças Buldogue Americano (American Bully), Boston Terrier, Boxer, Griffon de Bruxelas, Pug Chinês, Chow Chow, Pug Holandês, Pug, Pequinês, Buldogue Inglês, Cavalier King Charles Spaniel, Buldogue Francês, Dogue de Bordeaux, Lhasa Apso, Shih tzu e Shar Pei. Entre os felinos, as raças são: Burmês, Himalaio, Persa e Exotic Shorthair.