Ônibus escolares terão fiscalização rigorosa
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
Da Sucursal
Entre os 571 mil veículos que circulam hoje pela cidade, estão 356 ônibus escolares. Eles recebem atenção especial do Detran e da Urbs nesta época do ano, quando as 560 escolas da cidade iniciam o período letivo. Estou pedindo rigor na vistoria dos ônibus, pois é uma coisa séria, da qual dependem vidas, disse o diretor do Detran, César Franco.
Segundo o presidente da Urbs, Euclides Rovani, existiriam em Curitiba 432 ônibus escolares, o que pode significar que cerca de 70 não estariam regularizados ou teriam deixado de operar.
Junto com o BPTran, iniciremos nesta semana uma fiscalização dos veículos, disse Rovani. Ele garantiu que os ônibus que não estiverem regularizados serão recolhidos pelo Detran.
Se alguém estiver operando com um ônibus não regularizado, recomendo que nos procure imediatamente, para evitar um flagrante, avisou. Os pais também devem verificar se o veículo que estão contratando para o transporte de seus filhos está regularizado.
Ele explicou que um ônibus escolar tem vida útil de 20 anos e que o licenciamento concedido é semestral. Disto depende a segurança das crianças. Todos os carros até agora vistoriados já receberam um selo de inspeção, afixado no pára-brisa dianteiro, válido até 31 de dezembro.
Segundo Rovani, o transporte escolar de Curitiba hoje é atendido por 284 ônibus, 69 micro-ônibus, 182 Kombi, um utilitário Towner, 12 utilitários Mercedes Benz 180, 20 utilitários do tipo Besta, três Chevrolet Traffic e um modelo Topic.
A vida média dessa frota gira em torno dos 15 anos para os micro-ônibus e ônibus, e de sete anos para as Kombi. As demais unidades, recém-incorporadas, têm idade média de 1,8 ano.