Cerca de 100 pessoas em Londrina e pelo menos outros cinco municípios da região estão empenhadas em recolher assinaturas que convençam o governo do Estado a finalmente pôr em prática a ''Região Metropolitana de Londrina'' (RML). Os voluntários fazem parte da Organização Não-Governamental dos Movimentos Populares, Nacional e Internacional no Brasil (ONG-MOPNIB), criada na cidade há cerca de um ano e responsável pela campanha que levou 40 mil assinaturas ao Congresso pedindo o fim da assinatura básica de telefone.
Desta vez, o objetivo da ONG é fazer valer uma lei estadual sancionada em 1998 que instituiu a região metropolitana formada por Londrina, Cambé, Jataizinho, Ibiporã, Rolândia e Tamarana. Com o reconhecimento da região, seria mais fácil obter recursos e ações que atendessem a interesses comuns e interligados destes municípios, como saneamento básico, transportes, planejamento de desenvolvimento econômico e social e controle de poluição ambiental. Seria, porque a lei não saiu do papel.
Para o presidente da ONG, Jurandir Rosa, 50 anos, faltou vontade política. ''A parte legal já foi feita mas constatamos que há desconhecimento. Já fizemos contato com seis prefeitos e alguns não sabiam desta lei'', ressaltou. Como grande parte da população ignora o que é a RML, 50 mil panfletos explicativos estão sendo distribuídos nos mesmos pontos onde há o abaixo-assinado. A campanha começou esta semana no Calçadão de Londrina.
''Se a lei existe há sete anos, queremos saber se os recursos estaduais e federais que seriam destinados à RML chegaram durante esse tempo. E se chegaram, onde estão?'', questionou o presidente da ONG. É esta uma das perguntas que ele pretende fazer à Assembléia Legislativa e ao governador Roberto Requião (PMDB) ao entregar o abaixo-assinado. Segundo ele, a campanha só será interrompida quando a ONG conseguir pelo menos 20 mil assinaturas.
O funcionário público Antônio Carlos da Silva, 39 anos, deixou sua assinatura no documento. Morador de Jataizinho (21 km a leste de Londrina), ele acredita que a concretização da lei que institui a RML poderia trazer benefícios de infra-estrutura e qualificação de mão-de-obra à sua cidade. ''Jataizinho poderia ter mais força, mas precisa de representação para isso''.

mockup