A organização não governamental (ONG) Canaã, que reúne os membros da antiga Associação dos Vendedores de Produtos Nacionais e Importados da Praça Rocha Pombo, de Londrina, deverá ser considerada de utilidade pública. Projeto de lei prevendo o benefício foi aprovado ontem em discussão única pela Câmara.

Como utilidade pública, a ONG ganha o direito de receber recursos públicos, mas não a isenção do pagamento de impostos. Vários camelôs acompanharam a votação do projeto, de autoria do vereador Orlando Bonilha (PDT). Ao final, o presidente da ONG, Manoel Barbosa Freire, disse que há a expectativa de receber, no ano que vem, recursos estaduais para a construção do shopping popular, que deverá abrigar os camelôs hoje instalados provisoriamente na Avenida São Paulo (área central).

Freire também pretende reivindicar recursos para criar cursos de alfabetização e informática para os vendedores. Outra idéia do presidente da ONG é desenvolver um projeto com moradores de rua. Ele disse ter um levantamento de que a maioria dessas pessoas é de Londrina e, devidamente assistidas, poderiam retornar às suas casas.