ONG arrecada 600 kg diários de sucata
Dois técnicos em informática resolveram tomar para si a coleta e reciclagem do lixo eletrônico produzido em Londrina, criando a Associação de Recicladores de Lixo Eletro-eletrônico (E-Lixo), que funciona no Parque Bom Retiro (Centro) desde abril de 2008. Segundo o coordenador da ONG, Alex Gonçalves, seis pessoas trabalham diariamente na descaracterização do lixo digital, que consiste em desmontar os aparelhos e separar plásticos, metais e outros componentes.
''Parte da sucata é vendida para gerar renda aos trabalhadores e o que não conseguimos vender devolvemos aos fabricantes'', comentou o coordenador, informando que a E-Lixo chega a reciclar 600 quilos de materiais eletro-eletrônicos por dia e já doou mais de 200 computadores para entidades que promovem a inclusão social.
''Temos poucos colaboradores mas que fazem grandes doações'', comentou Gonçalves, que recentemente recebeu quatro caminhões de lixo eletro-eletrônico do da Prefeitura de Presidente Prudente (SP). ''Limpamos e formatamos a máquina e garantimos a troca por três meses. E a única diferença para uma máquina nova é a velocidade, de resto é tudo igual'', comentou o coordenador.
Gonçalves informou ainda que parte da sucata é revendida em Curitiba e o resto em São Paulo e a ONG chega a faturar até R$ 8 mil mensais, usados no pagamento dos funcionários e das contas. Ainda segundo o coordenador, apesar de 90% da sucata ser computadores, a E-Lixo também recebe televisores, rádios, aparelhos de ar condicionado, geladeiras entre outros itens. (M.G.)
SERVIÇO
■ A E-Lixo atende das 8 às 18 horas na Rua Ermelindo Leão, 385, no Parque Bom Retiro. (43) 3339-0475 ou e.lixo@hotmail.com





