Onça resgatada em Cornélio Procópio é solta em área protegida
A fêmea de aproximadamente um ano, que havia sido capturada em uma armadilha montada por um produtor rural, foi tratada no HV da Unifil, em Londrina
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de agosto de 2026
A fêmea de aproximadamente um ano, que havia sido capturada em uma armadilha montada por um produtor rural, foi tratada no HV da Unifil, em Londrina

A onça parda resgatada quinta-feira (20) na região de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) foi solta nesta terça-feira (25) de manhã em área de reserva protegida, onde poderá retomar a vida na natureza com segurança. O local foi indicado pelo Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná. A fêmea jovem havia sido capturada em uma armadilha montada por produtor rural, que pretendia prender cachorro que vinha matando galinhas em sua propriedade.
Após permanecer cinco dias em atendimento clínico e reabilitação no Hospital Veterinário da UnIFil, em Londrina, a onça foi levada até o lugar da soltura em uma caixa adequada para transporte. A médica-veterinária e coordenadora do HV, Daniela Martina, informa que o felino está em boas condições de saúde e mantém a capacidade de se desenvolver em ambiente natural.

"É muito gratificante devolver à natureza uma onça parda bem nova, de aproximadamente um ano e pesando quase 30 quilos, que pode seguir sua vida normal com seus instintos de sobrevivência numa área de mata", afirma a veterinária. O HV da UniFil é o único credenciado pelo Governo do Estado na região como Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS). Toda a operação de resgate e soltura teve participação do IAT e Polícia Ambiental.
(Com informações da Assessoria da Unifil)


Da Redação
Jornalismo


