Arapongas - ''Pai, tem um gato gigante na porta'', disse Vinícius Henrique da Silva, dez anos, ao perceber um animal escondido no quintal. ''Eu estava no computador, quando escutei um barulho e olhei para a janela. Quando vi aquele bicho, corri para avisar meu pai (Willian)'', conta.
O gato gigante descrito por Vinícius é uma onça parda, adulta, de aproximadamente três anos, que procurou refúgio na noite de domingo, no quintal da família Silva, localizada nos fundos de uma residência da Rua Parótia, em Arapongas (Norte).
De acordo com o sargento Milton Valentin Aldo, do Corpo de Bombeiros de Arapongas, o animal foi avistado por um vigilante noturno, por volta da meia-noite, nas redondezas da Vila Araponguinha (Área Central). ''Ele perseguiu a onça e, quando ela entrou no quintal, acionou os bombeiros'', conta.
Para a captura do animal, os bombeiros contaram com a ajuda da Guarda Municipal, que isolou o local e fez uso do ''taser'', uma arma de choque elétrico, que imobilizou o animal em poucos minutos. ''Ela estava acuada, próxima à porta de entrada da casa. Provavelmente, veio para o perímetro urbano em busca de alimento, mas acabou se assustando e procurou um lugar para se esconder'', suspeita o sargento.
Hábito noturno
Segundo o sargento Aldo, a espécie tem hábito noturno e a característica nômade, percorrendo cerca de 25 km por dia. ''O Parque Estadual Mata dos Godoy tem uma ligação com a mata da Fazenda Giocondo, que fica a apenas 6 km daqui. Provavelmente, ela veio de lá, pois é a primeira vez que capturamos uma onça parda por aqui'', comenta.
A dona de casa Olinda Joaquim Ribeiro, que também mora nos fundos da residência invadida pelo animal, conta que foi a primeira vez que passou por momentos tão assustadores. ''Escutei uns gritos e quando olhei pela janela vi aquele bicho enorme na minha frente. Quase morri de tanto medo'', diz ela, que preferiu acompanhar o trabalho de captura de portas e janelas trancadas.
Mantida no Corpo de Bombeiros de Arapongas, a onça, que está extremamente assustada e estressada, está sob cuidados da Polícia Ambiental. Ela passou por exames e foi encaminhada ontem à tarde ao Parque Ecológico da Klabin, em Telêmaco Borba (Campos Gerais).
Em situações como esta, o sargento Aldo indica que as pessoas liguem imediatamente para os bombeiros e mantenham o animal à vista. ''Mas elas nunca devem tentar remover o animal por conta própria. É um trabalho que exige muito cuidado, experiência e informação'', afirma.

mockup