Curitiba - As baixas temperaturas nas últimas semanas indicam: o inverno 2008 chegou ao Paraná. Para atenuar o frio, a água quente é uma saída. Se ela for de graça e ainda reutilizar materiais que iriam parar no lixo, melhor ainda. Esta é o espírito do Oficinão montado ontem pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) com a intenção de ensinar a populção a confeccionar aquecedores solar produzidos com materiais recicláveis.
Abertas ao público, as atividades, que se estenderam ao longo do dia, fazem parte do programa ''Desperdício Zero'', elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente junto a empresa Tetra Pak. Cerca de mil kit foram distribuídos, contendo um manual e um DVD explicativo que ensinam como qualquer pessoa pode fazer em casa um aquecedor de água utilizando luz solar.
A idéia, criada pelo catarinense José Alcino Alano, usa garrafas pet, caixa de leite longa vida e tubos de PVC para criar o aquecedor. O aparelho garante o aquecimento de água sem gasto de energia. Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, a economia na conta de energia elétrica chega a 35%. O aquecedor custa em torno de R$ 80 para atender uma família de quatro pessoas e utiliza 200 garrafas pet de dois litros. Rodrigues afirma que a economia gerada pelo sistema paga o inventimento em dois meses.
A divulgação do projeto pela Secretaria do Meio Ambiente do Paraná começou em 2006. Estima-se que pelo menos seis mil aquecedores foram montados em todas as regiões do Estado. O Oficinão foi estimulado pelo grande interesse do público. ''Recebemos mais de 600 ligações de pessoas querendo aprender a montar o aquecedor'', diz Laerty Dudas, coordenador do projeto.
Rodrigues diz que as vantagens do aquecedor não está apenas em gerar economia a quem o instala. O impacto reflete no meio ambiente. ''Em primeiro lugar, é um processo de energia limpa, que precisa apenas do sol. Substitui outros tipos de energias não limpas, como o gás, a eletrecidade. Contribui para o clima, pois não tem impacto'', diz o Secretário.

mockup