O Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) em parceria com o MCTL-UEL (Museu de Ciência e Tecnologia da UEL), promove neste sábado (9) mais uma edição do projeto "Na Rua, de Olho Pra Lua!". A atividade tem início às 19 horas, na Praça Nishinomiya (em frente ao Aeroporto de Londrina). A organização alerta que, em caso de tempo nublado ou chuvoso, a atividade poderá ser cancelada. O evento é gratuito e aberto a interessados. Segundo o Coordenador do Gedal, Miguel Fernando Moreno, esta é mais uma edição do maior evento de divulgação de astronomia do Brasil. "Em cada edição reunimos de 500 a mil pessoas por noite. É disparado o maior evento de divulgação de astronomia do Brasil", relata.

O projeto "Na Rua, de Olho Pra Lua!" tem início às 19 horas, na Praça Nishinomiya.
O projeto "Na Rua, de Olho Pra Lua!" tem início às 19 horas, na Praça Nishinomiya. | Foto: Allexxandar/iStock

Segundo ele, a participação de uma observação celeste como essa possibilita às pessoas a terem acesso a um tipo de conhecimento que é restrito a poucas pessoas. Diversos telescópios estarão montados na Praça para observação da Lua e dos planetas Júpiter e Saturno, mas participantes que já possuem luneta ou telescópio também podem participar.

"Quem tem telescópio a gente pede que levem o equipamento para o evento. Tem pessoa que compra e não sabe utilizar o equipamento e ele fica guardado em cima do guarda roupa, juntando poeira. No projeto ensinamos as pessoas a montar e operar o equipamento. Na última edição havia sete pessoas que tinham o telescópio em casa e não sabiam montar e usar. Com a nossa orientação, a pessoa deixa de ter um elefante branco em casa", destaca Moreno.

"Nesta edição teremos também o lançamento de foguetes. Por ser uma área restrita devido à proximidade com o aeroporto, os lançamentos serão bem baixos porque serão realizados na diagonal só para mostrar como funciona o lançamento de um foguete de verdade", destaca Moreno, reforçando que os princípios físicos de lançamento foguete são os mesmos de um de grande escala.

Também no sábado será lançado o projeto "Natal do GEDAL". A ideia é fazer sorteios de prêmios, especialmente de materiais da NASA, da Agência Espacial Brasileira (AEB), camisetas, entre outros. Para participar do sorteio, basta doar brinquedos, novos ou em bom estado de conservação. Para cada brinquedo doado os participantes ganham um cupom para concorrer. Os brinquedos arrecadados serão doados para crianças de áreas carentes de Londrina. "Haverá palestras sobre a busca de vida em outros planetas, a conquista da Lua, entre outros temas. Elas se encerram às 22 horas e acabando isso faremos o sorteio. Se estiver ali no local leva na hora", destaca o coordenador. Todos os cupons deste sábado também concorrerão ao sorteio de um telescópio, marcado para 7 de dezembro, data marcada para mais uma edição do projeto.