Curitiba - Transitar de carro pela região central de Curitiba poderá ficar ainda mais complicado, pelo menos, nos próximos 40 dias. Com as obras da Companhia Paranaense de Energia (Copel) iniciadas na última quarta-feira, três das cinco pistas de circulação da Rua Marechal Deodoro, entre a rua Marechal Floriano Peixoto e a Alameda Dr. Muricy estão interditadas. Segundo a assessoria da Prefeitura de Curitiba, até ontem, o trânsito ainda fluia normalmente, mas a partir da semana que vem, quando se espera um número maior de veículos circulando, é possível que haja transtorno nos horários de pico.
De acordo com a assessoria da Copel, a empresa escolheu os meses de janeiro e fevereiro para realizar as obras de reforço no sistema subterrâneo por ser um período de menor movimento na região central. De fato, conforme informações da Prefeitura, nos primeiros dias deste mês houve uma queda de 12,75% em relação a dezembro no número de veículos circulando pela cidade. São cerca de 25 mil carros a menos nas ruas.
A Copel justifica que a obra é necessária para adequar o sistema atual de distribuição ao crescimento da demanda de energia. Nessa primeira etapa, está sendo construída uma câmara de 13 metros de comprimento por seis metros de largura e quatro metros de profundidade, que abrigará os cinco novos transformadores. Os equipamentos vão garantir um aumento de 10% na capacidade de atendimento de toda a rede subterrânea que atende o centro de Curitiba.
A previsão de conclusão dessa fase da obra é de cerca de 40 dias. Nos dias 26 e 27 de janeiro, o trecho ficará totalmente interditado. As demais etapas serão feitas nos finais de semana.

mockup