Os Irmãos Maristas ainda não têm previsão de quando deve terminar a reforma da Escola Oficina, localizada no Conjunto João Paz (Zona Norte), em Londrina. Segundo Jimena Grignani, coordenadora geral do Centro Social Marista Irmão Acácio como a escola passará a ser chamada após a reinauguração , as obras estão em fase final, mas a diretoria preferiu não dar prazos.
Em dezembro, os Irmãos Maristas assumiram a instituição, cuja administração havia sido encampada pelo município três meses antes, após o afastamento da antiga mantenedora, a Associação da Criança e do Adolescente de Londrina (Acalon), depois de denúncias de irregularidades. A mudança gerou protestos de adolescentes frequentadores da Escola, que promoveram quebradeiras no local.
A nova administradora traçou um plano pedagógico e a construtora responsável pela obra pediu um prazo de três meses para que a reforma ficasse pronta. ''Mas requisitamos urgência, então esperamos que as obras cheguem ao fim antes desse prazo'', comentou a coordenadora. Segundo Jimena, será feita ampliação de salas, troca do telhado, nova pintura, adequações nas instalações elétrica e hidráulica, instalação de um laboratório de informática e incremento da biblioteca.
O Centro Social atenderá, ao todo, 200 adolescentes divididos em dois períodos e também oferecerá atividades à população da região. ''Estamos fazendo parcerias. A Fundação de Esportes, por exemplo, criará um pólo de judô. Nosso projeto visa a educação complementar, o desenvolvimento de competências e habilidades, e não a certificação'', explicou.

mockup