Obras em Terminal Urbano entram em fase final
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 10 de setembro de 2004
Francismar Lemes<br>Reportagem Local 
De olho na montagem das escadas rolantes no Terminal Urbano, o aposentado Norio Sakane, 85 anos, queria saber quando o equipamento entrará em funcionamento. Mas não é só o aposentado que deseja saber quando será inaugurada as reformas, que há 60 dias faz parte do itinerário dos usuários do transporte coletivo.
Seo Sakane não vai precisar esperar muito para subir ou descer os quatro lances da escada pelo menos é o que garante o gerente de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Álvaro Grotti.
Segundo ele, as escadas rolantes devem estar prontas na terça ou quarta-feira. ''O trabalho de montagem do elevador para deficientes físicos já terminou, mas a inauguração da obra depende de um agendamento', afirma Grotti.
A pressa do seo Sakane se justifica, já que não só ele mas todos os usuários se cansaram dos transtornos pela obra, que cercou com tapumes a área onde está sendo instalada as escadas rolantes.
No piso inferior, por exemplo, o trabalho diminuiu o espaço na plataforma das linhas 312 e 311, entre outras.
''Atrapalha até para os motoristas. Acho que o horário em que os operários trabalham não é bom. Principalmente no almoço, quando muitas crianças precisam ir para a escola é grande a aglomeração de pessoas, querendo pegar ônibus'', reclama a caixa Adriana Fernandes, 26 anos.
E não são só os usuários reclamam. Quem trabalha no terminal também não vê a hora da inauguração, como afirma a auxiliar administrativo, Edicléa Gomes. ''Até eu já peguei ônibus errado. Mas não é só isso. As pessoas reclamam bastante da sujeira. Teve gente que chegou a cair por causa disso. O povo reclama mesmo até causa da retirada da lanchonete, que era muito útil', destaca Edicléia.
Outros usuários esperam que a reforma não se limite às escadas rolantes e ao elevador para deficientes, obra orçada em R$ 1,3 milhão, pagos pelas duas empresas concessionárias do transporte londrinense.
Grotti diz que, por enquanto, a pintura foi realizada somente na área próxima das escadas rolantes, como prevê o contrato, mas que a CMTU fará um levantamento de custos para pintar o restante. ''As placas de informação também serão trocadas, assim como os totens dos pontos de ônibus'', afirma.
Não é só o transtorno com as reformas que atrapalha a vida dos usuários do terminal. A mendicância de menores e os vendedores ambulantes que se instalam nas rampas de acesso aos pisos também são alvos da CMTU.
''É difícil resolver o problema. A Secretaria de Ação Social tem cadastrado esses meninos, retirando-os doterminal constantemente. Contudo, é um problema cíclico, como o dos ambulantes', conclui.


