Principal via urbana de acesso a bairros da região oeste de Londrina, como os jardins Sabará 3, Columbia, Maracanã, Olímpico e João Turquino, a avenida Juvenal Pietraroia está duplicada e renovada para facilitar o tráfego nessa área de Londrina.

A Prefeitura realizou uma série de melhorias em um trajeto de 500 metros da avenida, a partir da Rodovia Celso Garcia Cid (PR-445), na altura do Jardim Sabará, até a rotatória com a avenida Soiti Taruma. Os últimos serviços operacionais foram finalizados nos últimos dias, sendo que a pista já estava com trânsito totalmente liberado desde o início deste mês, como mostrou reportagem da FOLHA.

As obras foram executadas com o intuito de aprimorar o tráfego em um dos gargalos viários que existiam na região oeste, local por onde passam milhares de veículos todos os dias e era alvo constante de reclamações da população. Com investimento total de R$ 2,5 milhões, aproximadamente, os trabalhos vieram para trazer mais agilidade ao trânsito, segurança e conforto aos motoristas em seus trajetos.

Além da pista duplicada, alargada e revitalizada, essa extensão da avenida Juvenal Pietraroia ganhou um canteiro central com ciclovia, nova iluminação, sistema de galerias pluviais revitalizado, calçadas, meio-fio e rampas acessíveis. Outra novidade foi a implantação de estacionamento para veículos em cada um dos lados da via, bem como sinalização viária e paisagismo.

ROTATÓRIA

Outra intervenção considerada importante nesse pacote foi o reajuste da rotatória existente entre as avenidas Juvenal Pietraroia e Soiti Taruma, que passou por uma adequação geométrica a fim de garantir uma conexão mais apropriada e segura com a nova pista duplicada.

LEIA TAMBÉM:

= Secretaria de Obras autoriza aditivo para conclusão da trincheira em abril

= Projeto que transforma corrida em tênis para alunos chega à sétima edição

Somente os serviços de pavimentação correspondem a 4.500m² em execução de pista, com aplicação de 570 toneladas de massa asfáltica (CBUQ). Calçadas e ciclovias totalizam quase 150 m², além de 375 metros de galerias de águas pluviais.

Antes das obras de duplicação, o trajeto recuperado da avenida possuía um dos sentidos de pista com rolagem única, em uma pista estreita na continuação da avenida Arthur Thomas após o pontilhão da PR-445. Nesse cenário, a estrutura da via não permitia desafogar o trânsito, que ficava substancialmente mais engarrafado nos horários de pico.

Os serviços contratados foram realizados pela empresa Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda, e a Londrina Iluminação (LI) fez a implantação da nova iluminação em LED.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, disse que a atuação da Prefeitura teve como foco expandir a área de passagem de veículos, aumentando a segurança aos milhares de motoristas que circulam pela avenida todos os dias. “Nessa região há muitas residências, indústrias e um polo dos Correios, em torno de uma rodovia de alto movimento."

Imagem ilustrativa da imagem Obras de duplicação da avenida Juvenal Pietraroia são concluídas
| Foto: Emerson Dias - N.Com

PAULO NOVAES DA SILVEIRA

Outra via da região oeste de Londrina que está em fase final de conclusão de obras, já com a pista liberada, é a rua Paulo Novaes da Silveira. Localizada no Jardim Sabará, situada na divisa entre Londrina e Cambé, esta rua foi duplicada pela Prefeitura em um trecho de 650 metros, entre a marginal da PR-445 e a Rua Vital Ferreira Chagas. Os serviços estão sendo concluídos no local, faltando apenas a execução de uma entrada próxima a um terreno, intervenção que não impede o tráfego de veículos.

Com as obras, a rua Paulo Novaes da Silveira passa a ser totalmente duplicada, uma vez que a via já contava com uma parte em pista dupla. O investimento da Prefeitura foi de cerca de R$ 1,8 milhão para a execução de todas as melhorias, que estão sendo feitas pela empresa Tomelleri Engenharia.

Esta iniciativa permite tornar mais seguro e fluído o trânsito da avenida, por onde passam muitos veículos, incluindo ônibus, e onde há comércios e outros estabelecimentos. (Com informações do N.Com)