Obras agora chegam à zona rural
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 01 de maio de 1998
Adriana De Cunto 
Foi assinada ontem pela manhã ordem de serviço para início de obras de pavimentação no distrito de Guaravera, zona sul de Londrina. É a primeira localidade da zona rural atingida pela ampliação do programa de pavimentação, que já atinge 18 bairros na zona urbana.
Como aconteceu na assinatura das ordens de serviço anteriores, a prefeitura organizou uma festa para marcar a solenidade, com direito à apresentação da Banda Municipal e fogos de artifício. No palanque, o prefeito Antonio Belinati (PDT), secretários municipais e vereadores discursaram por mais de uma hora.
A solenidade aconteceu na esquina das ruas Minas Gerais e Amazonas, no conjunto Nadir Jangada Ferreira, que terá todas as vias asfaltadas em um período de quatro meses. Além daquele bairro, a prefeitura vai pavimentar outras ruas centrais de Guaravera. No total são 7.630 metros quadrados de pavimentação, segundo o secretário de Obras do município, José Righi de Oliveira. O custo, de R$ 135 mil, será bancado pela prefeitura. O secretário explica que a comunidade vai arcar com 50% do custo da obra - os moradores farão o pagamento em 24 prestações.
No próximo semestre o benefício deve ser estendido também para outros distritos, começando por São Luis e depois Lerroville, Maravilha e Paiquerê, todos na zona sul. A pavimentação de alguns bairros de São Luis vai custar R$ 235 mil. Segundo Righi, até o final do mandato, a atual administração pretende asfaltar todos os bairros de Londrina e parte dos distritos.
Com o asfaltamento, Belinati diz que está preocupado em melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nos distritos. É um incentivo para o morador da zona rural. Mesmo que eles trabalhem em Londrina, queremos que eles tenham boa condição de escola, de moradia, de conforto no distrito.
O subprefeito de Guaravera, Artur Franco da Silva, diz que a obra representa uma grande melhoria para a comunidade e agradeceu o apoio do prefeito e dos secretários municipais.
Belinati levou para Guaravera ontem grande parte de seu secretariado. O motivo, segundo ele, era fazer uma homenagem aos moradores do distrito no Dia do Trabalho. É a nossa homenagem ao povo trabalhador da zona rural.
O casal Cleuza e João Rosa Tobias da Cruz, moradores do Jardim Nadir Jangada Ferreira, acompanharam a solenidade da prefeitura com muita alegria. Eles moram há dois anos na Rua Minas Gerais, que será uma das primeiras a receber o asfalto. Eu nem acredito, disse João da Cruz. Eu esperei muito pelo asfalto. Quando chove isso aqui é um horror. Quando está seco e venta vem aquela poeira para dentro de casa que avermelha tudo.
Estiveram presentes à solenidade o presidente do Conselho de Administração da Folha de Londrina, João Milanez; o delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial, Wanderci Corral Fernandes; Antonio Carlos Belinati, filho do prefeito e diretor licenciado da Companhia Municipal de Urbanização (Comurb); Wilson Belini, prefeito de Marilândia do Sul; e os suprefeitos de Maravilha, Adilson Siena; do Espírito Santo, Sérgio Vanzo; de Paiquerê, Maria Lúcia Menegazzo; de São Luis, Edson de Oliveira; de Irerê, José Aranda; e de Lerroville, Denilson Nascimento.
Também participaram da solenidade os vereadores Antonio Ursi (PT), Osvaldo Bergamin (PMDB), Renato Araújo (PPB) e Carlos Kita (PTB). Assinaram a ordem de serviço Belinati, Righi, o representante da construtora MJB (empresa responsável pela obra), Márcio Augusto Rossi Brandão, e os quatro vereadores presentes.
No início da tarde, Belinati e secretários estiveram na Aviação Velha (zona sul) para oficializar o repasse de uma área de 5,53 mil metros quadrados para a Associação dos Empregados da Sanepar de Londrina (Aeslo). No local será construída a sede social da associação.


