Marcos NegriniOperários trabalham na construção do viaduto na esquina das avenidas Colombo e GuaiapóA Avenida Colombo, em Maringá, será interditada parcialmente na semana que vem para dar início à construção de um viaduto no cruzamento com a Avenida Guaiapó. A interdição será da pista sentido Maringá-Sarandi. A obra vai começar antes do prazo previsto pela prefeitura devido ao cronograma estabelecido pelo governo federal que prevê o término do viaduto em julho.
A princípio, a prefeitura havia se comprometido a intensificar a obra após a feira agropecuária no Parque de Exposição Francisco Feio Ribeiro, localizado na esquina das avenidas Colombo com Guaiapó. A feira será realizada de 30 de abril a 11 de maio e a expectativa dos organizadores é de receber cerca de 420 mil visitantes.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Maringá, Carlos Eduardo Schwabe, a obra teve que ser antecipada para cumprir o cronograma. Ele garante que a interdição de meia pista da Colombo foi a única forma de não prejudicar totalmente o tráfego na avenida.
Segundo Schwabe, a Colombo será interditada nas duas pistas após a feira. ‘‘Não tínhamos outra alternativa e a interdição da pista no sentido Maringá-Sarandi não vai interferir tanto na realização da feira’’, justifica.
Desde o final da semana passada os operários da construtora Enteco, responsável pela obra, iniciaram a construção de galerias para fazer a drenagem do viaduto. Eles também começaram ontem a fazer as cortinas de proteção do viaduto - muros de aproximadamente 70 centímetros de altura nas margens das pistas. Parte do estacionamento em frente ao Parque de Exposição está interditado para a construção das galerias. ‘‘Vamos terminar esta obra e liberar o estacionamento antes da feira’’, diz Schwabe.
A construção do viaduto está sendo feita com recursos do governo federal e contrapartida da prefeitura em 20% do valor da obra. O custo total será de R$ 3,8 milhões. Com a construção do viaduto, a prefeitura pretende conseguir recursos para a duplicação da avenida Guaiapó. O objetivo é desafogar o tráfego da avenida Tuiuti, hoje a principal via de acesso de ligação entre o centro e a Zona Norte da cidade.

mockup