Há pouco mais de um mês, quem usa a avenida Rio Branco, na zona norte de Londrina, para os deslocamentos diários teve que alterar a rotina em razão de obras viárias que estão sendo executadas na via. Atualmente, os serviços se concentram nas proximidades do viaduto da BR-369, onde os motoristas vêm dividindo a pista que antes era dupla por alguns metros. Uma das alterações para tentar facilitar o fluxo foi a liberação da faixa exclusiva para os ônibus.

Imagem ilustrativa da imagem Obra na avenida Rio Branco muda rotina dos motoristas
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Desde a semana passada, a extensão de aproximadamente um quilômetro entre o viaduto e a avenida Leste-Oeste pode ser utilizada pelos condutores de veículos de passeio. “Não tinha reparado que está podendo usar (a faixa). Mas o trânsito aqui, nos horários de pico, fica um pouco complicado, muita lentidão. Tenho procurado sair mais cedo de casa para não chegar atrasado no serviço, já que a oficina é do outro lado da cidade”, relatou o funileiro Alberto Borges.

Para chamar a atenção para a novidade, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) instalou três placas de LED junto aos semáforos, que informam sobre a possibilidade de utilizar a pista que anteriormente era destinada apenas para os veículos do transporte coletivo. “Como virou uma rotina respeitar a sinalização e não usar essa faixa, o motorista não percebe. O painel luminoso faz com que tenhamos condições de orientar melhor, fazendo com que melhore o fluxo no local”, explicou Sérgio Dalbem, diretor de Trânsito da CMTU.

CAMINHOS ALTERNATIVOS

A intervenção na avenida compreende a otimização da rede de galerias pluviais e faz parte da obra de construção de uma trincheira no cruzamento da avenida Leste-Oeste com a Rio Branco. O prazo para finalização de todas as melhorias é de dois anos, a partir da assinatura da ordem de serviço, o que aconteceu em dezembro de 2020. “É difícil obra que não gere transtorno. Tomara que entreguem dentro do que foi divulgado, porque quando começa a demorar muito prejudica de verdade quem precisa passar por aqui”, opinou o auxiliar administrativo João Paulo Santana.

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| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

A ideia é que as placas luminosas sejam utilizadas na localidade durante todo o andamento dos trabalhos, com as frases mostrando informações diferentes, a depender da demanda do momento. “O fluxo ali, por enquanto, está bom. Os motoristas estão se adaptando às mudanças”, avaliou Dalbem, que reforçou a necessidade de os condutores procurarem rotas alternativas. “É importante para já ir vendo o tipo de dificuldade que vai encontrar e procurar caminhos alternativos, sejam aqueles que conhece ou os recomendados”, destacou. As alças de acessos ao viaduto da BR-369, por exemplo, estão fechadas.

WINSTON CHURCHILL

A estimativa é que aproximadamente 30 mil passageiros utilizem a Rio Branco diariamente. Na continuidade da via, na rotatória da avenida Winston Churchill, em frente ao terminal do Ouro Verde, outra obra impacta o vai e vem dos carros, concentrando o fluxo em apenas uma pista. “Quem está na rua Tanganica está tendo que esperar bastante para conseguir acessar a Winston Churchill. Faz tempo que está tudo alterado nessa região. Está terrível”, reclamou a doméstica Maria Aparecida dos Santos.

A atividade da rotatória, que vai permitir que os ônibus passem por dentro da estrutura, engloba a troca de pavimentação asfáltica na Winston Churchill, que está na fase de conclusão.