Marcos Zanatta
De Maringá
O projeto de revitalização da Avenida Brasil, principal via comercial do centro de Maringá, vai acabar com o problema de alagamento em alguns trechos de meio-fio e calçadas. A primeira obra a ser executada, conforme antecipou o secretário de Transportes do município, Sidnei Telles, será a substituição dos tubos de galerias pluviais. Pavimentada há mais de 20 anos – antes a Brasil tinha piso de paralelepípedos –, os tubos de 30 centímetros não conseguem escoar a água nas chuvas mais fortes. E isso tem ocorrido com frequência.
Todo sistema de captação de água das chuvas será reformulado. A galeria subterrânea vai ganhar tubos de 40 centímetros, mais indicada para a região. Outra alternativa que deve ser adotada será a instalação de grade nas entradas das galerias, junto ao meio-fio. A grade já é adotada em bairros e evita que moradores joguem lixo nos bueiros. Apenas em janeiro, a prefeitura desentupiu mais de 1.500 bueiros, boa parte com lixo doméstico.
O projeto foi ‘‘aprovado’’ integralmente pelos comerciantes da avenida. A prefeitura preferiu antes de qualquer obra formar uma comissão para analisar as mudanças. O principal objetivo é evitar que comerciantes ou moradores entrem com pedido de embargo por qualquer problema. ‘‘O incômodo deverá ser o menor possível’’, prevê Telles.
A revitalização será feita em etapas, uma quadra de cada vez. Além das galerias, o projeto prevê a retirada do estacionamento do canteiro central, as chamadas ‘‘espinhas de peixe’’, o alargamento da calçada e a urbanização do trecho entre as praças Rocha Pombo e José Bonifácio.