DE OLHOS NAS OBRAS -

Obra do Arco Leste de Londrina pode parar na Justiça

Loteadora que deveria construir uma das pistas que vai até a marginal da BR-369 ainda não fez o serviço; prefeitura estuda acionar judicialmente

Pedro Marconi - Grupo Folha
Pedro Marconi - Grupo Folha

Dos cinco trechos do projeto Arco Leste em Londrina, que vai ligar a PR-445 à BR-369, dois tiveram as obras iniciadas no final de 2019. De acordo com a prefeitura, o cronograma está sendo cumprido, mas alguns problemas poderão comprometer o andamento, principalmente do trecho um. 


Obra do Arco Leste de Londrina pode parar na Justiça
Gustavo Carneiro
 


Esta parte do traçado vai da rotatória próxima à UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná), na avenida dos Pioneiros, até a marginal da BR-369. Uma das obras projetadas é um viaduto para ligar os fundos da universidade e um loteamento, onde atualmente passa a linha férrea.   




O secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, disse que o município vem executando a parte dele, mas a contrapartida acertada há cerca de oito anos com uma empresa que loteou a região não está sendo cumprida. “Depois do viaduto, no sentido BR-369, precisam ser construídas duas pistas. A do lado esquerdo a empresa contratada pela prefeitura está fazendo, mas do direito, que é da loteadora e teria que estar sendo feito concomitantemente, não”, explicou.  


Segundo Verçosa, a loteadora já foi notificada, porém, a cobrança não surtiu efeito. Agora, o Executivo estuda entrar judicialmente para cobrar a hipoteca de nove terrenos como forma de cobrir os serviços, que o poder público acredita que terá que assumir. “O ideal é o loteador executar, mas está num ponto que começa a atrapalhar a obra, porque tem que fazer serviço de galeria pluvial que precisa ligar o trecho esquerdo com o direito.”  


Contratualmente, a prefeitura pode aditivar até 25% do valor da obra com a empresa que venceu a licitação do trecho um, com orçamento de R$ 3,6 milhões, o que seria uma saída para a construção da pista faltante. Entretanto, a estimativa é de que o trabalho ultrapasse este percentual, obrigando um novo certame somente para a pista da direita, na continuidade do viaduto. “É um transtorno que não estava nos planos”, reconheceu. O prazo de finalização é outubro deste ano, mas por causa do contratatempo deve haver um atraso.  


TRECHO TRÊS 

Já no trecho três da obra do Arco Leste, o município ainda aguarda a Justiça autorizar a desapropriação de três terrenos, por onde vai passar a pista, para que tenha a emissão de posse. Verçosa destacou que isto ainda não tem prejudicado a evolução dos serviços, já que foram criadas três frentes de atuação pela construtora.  


“O trabalho maior é um bueiro armco que está sendo executado num trecho em que vai passar pelo Ribeirão Limoeiro, perto da Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina). Não temos atrasos, mas precisamos das desapropriações para resolver rapidamente e não atrapalhar”, apontou. O trecho tem custo total de quase R$ 12 milhões, sendo o mais caro dos cincos. A pista que será executada vai ligar a avenida José Ventura Pinto ao final da Robert Koch, passando por trás da pista do aeroporto.  


O Arco Leste contempla cerca de 14 quilômetros e já teve três lotes entregues: o cinco, da avenida Waldemar Spranger até a rua Albânia; o quatro, da rua Charles Lindemberg à avenida das Américas; e o segundo, na duplicação da avenida dos Pioneiros até a UTFPR.  

  

AVENIDA EUROPA 

O poder público municipal entregou oficialmente, na quarta-feira (13), a duplicação do prolongamento da avenida Europa, entre o residencial José Bastos de Almeida e as Chácaras Olaria, na zona sul. A obra, com custo de R$ 579 mil, começou em fevereiro e foi finalizada pela empresa com 30 dias de antecedência.  


Numa extensão de 300 metros foi feita uma nova pista pavimentada, construção de calçadas, galerias pluviais e instalação de iluminação pública, que era inexistente. Agora, será promovido o recape de toda a avenida Europa. 

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Folha Arte
 





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