As obras de duplicação na Avenida Saul Elkind, na zona norte, foram retomadas na segunda-feira (6), com equipes atuando na execução de calçadas. Contratada pela Prefeitura de Londrina por meio de processo licitatório, a Pizzo Engenharia Ltda é a empresa executora dessa obra. Com um percentual de 46% do total de serviços já finalizados, a estimativa é que uma nova frente de trabalho comece a atuar na semana que vem, dia 15 de janeiro, concluindo o retorno das atividades após férias coletivas.

O projeto de duplicação da Saul Elkind, principal via da região norte da cidade, contempla cerca de um quilômetro de extensão, do trecho situado entre a Rua André Buck e Avenida dos Garis​, e uma área de 14.647,39 m² de pavimentação. Os serviços previstos em contrato incluem de terraplenagem, revestimento asfáltico, implantação de meio-fio e sarjeta, urbanização, sinalização de trânsito, iluminação pública, sistema de drenagem e outros. Parte deles já foi totalmente concluída.

Outros pontos da obra ainda estão em andamento; dentre eles, uma área de 150 metros que estava bloqueada devido liminar envolvendo a desapropriação. Com a liberação emitida no final do ano passado, as equipes já começaram a executar ali a instalação do sistema de drenagem pluvial. Dessa forma, a data atualizada para conclusão e entrega da obra de duplicação é 21 de abril.

Para essa duplicação viária, a Prefeitura investe a quantia de R$ 6.125.132,13 em valores atualizados, provenientes de convênio firmado pelo Município com o Paranacidade mais contrapartida com recursos próprios. A fiscalização dos serviços é realizada por equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação.

Desde o início a obra – que tinha período estimado de sete meses para conclusão - tem apresentado problema. O contrato entre o município e a construtora foi firmado em outubro de 2023, mas a autorização dos órgãos ambientais só aconteceu em fevereiro de 2024. O último prazo estipulado para a entrega foi final de janeiro de 2025, conforme mostrou reportagem da FOLHA.

(Com informações do N.Com)