OAB quer discutir mudança da Justiça do Trabalho
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de abril de 2006
Guilherme Borges<br>Reportagem Local 
Advogados trabalhistas e dirigentes da Subseção Londrina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vão convocar representantes de entidades da sociedade civil e sindicatos londrinenses para discutir a mudança da sede da Justiça do Trabalho. De acordo com proposta do Tribunal Regional do Trabalho, em Curitiba, o órgão deve ser transferido da Avenida São Paulo (Área Central) para o prédio do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), na Zona Leste.
A data da mudança ainda não foi definida e o principal motivo alegado pelo TRT é a falta de espaço. Atualmente, a Justiça do Trabalho compreende seis varas, onde tramitam cerca de 950 processos por mês. O presidente da OAB Londrina, José Carlos da Rocha, concorda que o prédio já não comporta a demanda de trabalho do órgão, mas questiona a transferência para o IBC. Ele conta que já houve uma experiência, quando o prédio da Justiça do Trabalho foi reformado, e que na época um grande número de processos foi arquivado porque os trabalhadores tinham dificuldade de comparecer no local.
Ele aponta ainda que o TRT tem investido na construção de novos prédios em outros municípios e por isso questiona: Além de ficar longe para o trabalhador, será que Londrina merece um prédio reformado de uma construção que data da década de 40? Rocha explica que, há dois anos, a OAB vem tentando buscar alternativas para a mudança, mas encontra resistência do TRT. Já tentamos uma área próxima ao Terminal Central, mas não se interessaram. Conseguimos uma doação de cinco mil metros quadrados, no antigo terreno da Anderson Clayton (Zona Leste), mas querem uma área de no mínimo 12 mil metros quadrados. Não entendemos qual o motivo, mas esse posicionamento complica bastante a negociação, afirma.
Além da reunião com representantes de entidades, prevista para 10 de maio, os dirigentes da OAB vão solicitar informações detalhadas ao TRT sobre a reforma que deverá ser feita, caso a Justiça do Trabalho de Londrina seja mesmo transferida para os barracões
do IBC.


