Imagem ilustrativa da imagem OAB Londrina apura mensagem ofensiva à mulher em grupo do WhatsApp
| Foto: iStock

Um advogado teria publicado uma mensagem ofensiva com críticas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta última segunda-feira (8), em um grupo do WhatsApp do Núcleo Jovem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção Londrina.

O print da suposta conversa que circula nas redes sociais mostra que, na mensagem, a pessoa usa palavra de baixo calão para descrever a data, e diz que o Dia da Mulher tem o objetivo de "separar mais os homens das mulheres", estimular o "conceito comunista de família" e "destruir a família tradicional". Ao final, ele critica a Lei Maria da Penha, reconhecida mundialmente como um marco legal de combate à violência contra a mulher, chamando-a de "porca".

"Essa b**** só serve para separar ainda mais os homens das mulheres. Para estimular o conceito comunista de família e destruir a família tradicional, fundada no preceito judaico-cristão. Para incentivar a mulher a lutar contra o homem. Para criar leis porcas como essa tal de Maria da Penha."

Outro print mostra que outro integrante do grupo teria respondido à mensagem afirmando que iria reportar a mensagem à OAB, presidida por uma mulher.

"Lamentável a sua conduta como advogado e principalmente como ser humano. Leia e se informe sobre o histórico de luta das mulheres, principalmente pela igualdade. Esse dia em nada tem relação com o comunismo ou tem o objetivo de destruir à (sic) família. Levarei sua atitude à Presidência da OAB, que por seu azar é presidida por uma mulher! Aproveito a oportunidade para saudar todas as mulheres do grupo!"

Uma advogada de Londrina que postou o print das mensagens nas redes sociais e não quis se identificar afirma que faz parte do grupo do WhatsApp e confirmou a legitimidade da mensagem. Ela diz que a fala do advogado gerou comoção de todos, e que ele foi removido do grupo em seguida.

Por meio da assessoria de imprensa, a OAB Londrina afirmou que tomou providências tão logo tomou conhecimento da postagem. “Lavramos uma ata notarial e acionamos a comissão de Fiscalização e Prerrogativas. Estamos instaurando um processo disciplinar contra as pessoas envolvidas nesta postagem, que traz um tom ofensivo à mulher e à Lei Federal Maria da Penha”, informa a presidente da Subseção, Vânia Queiroz, por meio da nota.

Segundo a assessoria, os fatos relacionados a essa suposta mensagem, como a sua legitimidade, serão apurados por meio do processo.

O Núcleo Jovem da OAB Londrina é uma comissão da subseção voltada a advogados em início de carreira, com até cinco anos de inscrição. O objetivo do núcleo, segundo o site oficial, é integrar o jovem advogado à classe e criar oportunidades de crescimento pessoal e profissional através de atividades de capacitação, desenvolvimento e atividades sociais.