Apesar da leveza em como a narrativa aborda o tema, o romance publicado em 2004 traz reflexões profundas sobre a história e cultura de Angola
Apesar da leveza em como a narrativa aborda o tema, o romance publicado em 2004 traz reflexões profundas sobre a história e cultura de Angola | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Memória e esquecimento, fato e ficção costuram a trama “O Vendedor de Passados”, de José Eduardo Agualusa, autor angolano que está entre os escritores da lista obrigatória de leitura do Vestibular 2021 e 2022 da UEL (Universidade Estadual de Leitura). A obra é tema do podcast da FOLHA, lançado nesta quarta-feira (20), que tem como convidada, a professora do departamento de Letras da UEL, Cláudia Rio Doce.

“A obra brinca com o limiar entre o que é verdade e o que é mentira, o que é realidade e ficção, essa é uma das vertentes bem fortes da arte contemporânea e que está presente no livro”, menciona a professora. Entre sonhos, imaginações, lembranças e esquecimento, o vendedor de passados é caracterizado por Félix Ventura, um homem que constrói novas histórias e recria o passado aos seus clientes.

Apesar da leveza em como a narrativa aborda o tema, o romance publicado em 2004 traz reflexões profundas sobre a história e cultura de Angola. "O tempo todo está fazendo referência a esse passado de extrema violência de Angola e, principalmente, de um evento acontecido em 1977”, menciona Rio Doce.

O que de fato houve em maio de 1977 em Angola ainda é nebuloso para seus historiadores. O período trata das manifestações em Luanda a favor de Nito Alves, os fraccionistas. Eles foram perseguidos por tropas do governo. Dezenas de milhares de angolanos foram torturados, enviados para campos de concentração e fuzilados sem direito a julgamento.

“A maioria dos relatos fala de uma tentativa de golpe de estado frustrada em que o governo respondeu com uma violência absurda. Outra coisa é não ter registros”, declara a professora. Sem registros e medo de serem perseguidos, ficaram poucos relatos sobre esse passado. “Segredo sobre um passado que as pessoas não falam, as vítimas têm medo de sofrerem represália. Isso é o pano de fundo do romance e justifica a profissão de Félix Ventura, que é vender passados felizes, passados sólidos”, aponta.

CLUBE DE LEITURA

Esta é a sétima obra discutia pelo Clube de Leitura Vestibular UEL 2021/2022 apresentado pela FOLHA. Além do podcast, o clube possui um grupo no Telegram para que os candidatos possam enviar perguntas e sugestões sobre as obras. A proposta é que os participantes acompanhem as leituras e contem com a análise de um professor como apoio. Em cada edição, um livro é sorteado entre os participantes.

SERVIÇO
Participe do Clube de Leituras da FOLHA no Telegram. Os episódios do podcast estarão disponíveis a cada mês no canal da Folha no Spotify e SoundCloud.


Lista de obras para os Vestibulares da UEL 2021 e 2022


Foram comentadas no podcast:
Agualusa, Jose Eduardo. O vendedor de passados. São Paulo: Tusquets, 2018.

Barreto, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Martin Claret, 2011.

Branco, Camilo Castelo. Amor de perdição. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

Collin, Luci. A palavra algo. São Paulo: Iluminuras, 2016.

Guarnieri, Gianfrancesco. Eles não usam black-tie. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

Jesus, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2019.

Matos, Gregório de. Poemas escolhidos de Gregório de Matos. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Próximas edições:
Scliar, Moacyr. Histórias que os jornais não contam. Porto Alegre: LPM editores, 2017

Andrade, Mário de. Contos novos. Nova Fronteira, 2015

Azevedo, Aluísio. Casa de pensão. São Paulo: Martin Claret, 2013