'O que falta a eles é oportunidade'
Rita de Cássia e seus cinco filhos moram com a avó Josefá da Silva, 70 anos, numa pequena casa no Jardim São Jorge (Zona Norte), tem o primeiro grau completo, mas nunca conseguiu um emprego registrado. Por isso, faz bicos para complementar o orçamento composto pela aposentadoria de Josefá e o Bolsa Família. ''Tem dias que falta até arroz e feijão'', conta a aposentada.
As crianças, conscientes de que o dinheiro é contado para as despesas do dia a dia, quase nunca pedem alimentos diferentes ou guloseimas. Quando tem oportunidade, porém, a avó recolhe latinhas de alumínio para vender e, assim, conseguir comprar biscoitos para os netos. ''Quando a gente não consegue ter as coisas, parece que somos incapazes. Por isso, me viro como posso para dar alguma coisa melhor para as crianças'', analisa.
No Centro de Integração e Desenvolvimento do Adolescente e da Criança (Cidac), onde os netos de Josefá realizam atividades no contraturno escolar, eles são reconhecidos como crianças dedicadas e bem-educadas. Margarete Morato, coordenadora do projeto, afirmou que a situação enfrentada pela família visitada pela reportagem é similar à de muitas outras da região. ''São pessoas que não têm escolaridade, profissionalização ou incentivo. O que falta a eles é oportunidade'', avalia.
A coordenadora lembrou que, por causa da realidade das famílias, as refeições servidas no Cedic são as únicas do dia. ''Por isso, oferecemos almoço, lanche e jantar.''(C.A.)





