A Prefeitura de Londrina divulga como será o funcionamento dos serviços municipais durante o feriado nacional de Tiradentes, celebrado em 21 de abril. Conforme o decreto municipal n° 404/2022, publicado no Jornal Oficial n° 4.614, foi estabelecido ponto facultativo para repartições públicas municipais na sexta-feira (22).

Imagem ilustrativa da imagem O que abre e fecha no feriado de Tiradentes em Londrina
| Foto: Vivian Honorato/N.com

Dessa forma, não haverá expediente na sede da Prefeitura e das secretarias municipais na quinta (21) e sexta-feira (22). Os demais órgãos e autarquias, como a Cohab-Ld, Procon-Ld e Caapsml, também estarão fechados. Apenas os serviços essenciais de urgência e emergência funcionarão normalmente. Após o final de semana, o expediente retorna na segunda-feira (25), em horário normal.

SAÚDE

Nos dias 21 e 22 de abril funcionarão sem interrupções os Prontos Atendimentos do Maria Cecília (18 horas), do União da Vitória (16 horas) e do Leonor (24 horas); bem como as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas Maria Angélica Castoldo (Jardim do Sol) e Francisco de Arruda Leite (Jardim Sabará), sendo que a UPA do Sabará é unidade exclusiva para o atendimento de casos respiratórios.

Também abrirão normalmente o plantão do Caps 3 (Centro de Atenção Psicossocial), PAI (Pronto Atendimento Infantil), Maternidade Municipal Lucilla Balallai e o Samu.

As Unidades Básicas de Saúde, incluindo as salas de vacinação, o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), a Policlínica Municipal Ana Ito, oCaps e o Caps AD fecham na quinta (21) e retomam o funcionamento na segunda-feira (25), em horário normal.

O Centro de Imunização na Zona Norte, que realiza a vacinação contra Covid-19 para crianças, abrirá somente na sexta-feira (22) para atendimentos, mediante agendamento prévio no Portal da Prefeitura. A unidade permanecerá fechada no feriado de Tiradentes e fim de semana, e reabre na segunda-feira (25).

CMTU

Os setores administrativos e de atendimento ao público da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) estarão abertos até as 17h de quarta-feira (20), retornando ao expediente regular na segunda-feira (25).

COLETIVO

Neste feriado de Tiradentes, os ônibus do transporte coletivo circularão com as tabelas de domingo.

FEIRAS

As feiras livres, feiras da lua e feiras gastronômicas terão funcionamento normal, com presença facultativa dos comerciantes.

LIMPEZA URBANA

Os serviços de remoção de entulhos, desobstrução de bueiros, capina e roçagem do mato, entre outros, serão suspensos no feriado de Tiradentes e voltarão à normalidade na sexta-feira (22).

PEV

Os Pontos de Entrega Voluntária dos bairros Nova Conquista e Vista Bela permanecerão fechados no feriado. No dia seguinte, sexta-feira (22), abrirão das 8h às 17h.

COLETA DE LIXO

A coleta do lixo será realizada normalmente, percorrendo os locais que já recebem os caminhões às quintas-feiras.

RECICLÁVEL

O recolhimento do material reciclável será feito de maneira diferenciada, conforme a programação de cada cooperativa. Coocepeve, Cooperoeste e Ecorecin irão adiantar o serviço para quarta-feira (20), enquanto Cooper Região, Coopernorth, Coopermudança e Cooper Refum adiarão para sexta (22). Para conhecer a associação de catadores responsável pela região onde mora, o cidadão pode acessar o endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br, na opção “Mapa da Coleta Seletiva”.

TRÂNSITO

Os agentes municipais vão atuar no monitoramento e fiscalização do trânsito em escala reduzida, com atendimento de plantão e expediente no Terminal Rodoviário. E a rodoviária terá o serviço normal das equipes operacionais, com recesso apenas das atividades administrativas.

DEFESA SOCIAL

A Guarda Municipal atuará normalmente no recesso e em todo o fim de semana, com ações de patrulhamento, monitoramento por vídeo, fiscalização de estabelecimentos e do trânsito.

A população pode entrar em contato para registrar ocorrências e denúncias através dos telefones 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil), e pelo aplicativo 153 Cidadão.

TRABALHO

Mesmo durante o recesso, os serviços da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda permanecerão disponíveis para toda população acessar on-line, pelo Portal da Prefeitura, no link www.londrina.pr.gov.br/trabalho.

ACESF

O atendimento funeral da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina terá funcionamento normal todos os dias. E neste recesso do feriado de Tiradentes, somente a equipe administrativa da Acesf não terá expediente, com retorno na segunda-feira (25).

RESTAURANTE POPULAR

O Restaurante Popular não abrirá neste recesso e fim de semana. Os atendimentos retornam na segunda-feira (25), das 11h às 14h. O endereço é Rua Professor João Cândido, 14, ao lado do Terminal Urbano Central.

EDUCAÇÃO

Conforme previsto no calendário escolar 2022, as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil não terão atividades nesta quinta (21) e sexta-feira (22), com retorno das aulas na segunda (25). Os Centros de Educação Infantil conveniados seguirão calendário próprio. (Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1