O LEITOR QUESTIONA - Obrigada UEM
Estava estudando pós-graduação em Análise Ambiental em Ciências da Terra na Universidade Estadual de Londrina (UEL), até que me ligaram dizendo que a minha matrícula seria cancelada pois o meu curso de graduação de Tecnologia em Meio Ambiente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus de Umuarama, ainda não foi reconhecido. Que decepção! Tempo e dinheiro perdido. Pelo menos aprendi algo mais. Confesso que se não fossem as boas obras que fiz em Umuarama, as pessoas que ajudei, as crianças que eduquei e o que aprendi no estágio no Instituto Ambiental do Paraná (IAP), estaria frustrada. Conversando com o fiscal ambiental de lá, ele me perguntou quem seria o responsável pelo reconhecimento do curso. Pensei: boa pergunta. Hoje tive a convicção que o campus em Umuarama foi apenas jogo político, e se estiver errada, por gentileza doutores, aprovem o curso e perdoem minha ignorância. Ainda bem que não tentei o concurso da Sanepar, já pensou se tivesse passado?
LIANE LIE TODA (tecnóloga em meio ambiente) - Assaí
A pró-reitora de Ensino da UEM, Sonia Benites, explica que o curso de Tecnologia em Meio Ambiente foi implantado em 2002 junto com outros 19 cursos. Destes, 13 já foram reconhecidos. No caso do curso concluído por Liane, o processo de reconhecimento está sendo montado, e sua conclusão depende de um processo burocrático, que começa com a visita de uma comissão do Conselho Estadual de Educação. A maior causa para a lentidão do processo, segundo a pró-reitora, é a falta de recursos humanos. ''Infelizmente, só temos um técnico para fazer este trabalho e não temos autorização para contratar mais pessoas.''
Além de Tecnologia em Meio Ambiente, há outros três cursos à espera de reconhecimento no campus de Umuarama: Tecnologia em Construção Civil, Agronomia e Veterinária. Os 20 cursos implantados pela UEM foram alvo de questionamentos por parte do governo Requião, que chegou a suspender o vestibular, antes de autorizá-los. ''Temos todo o interesse em reconhecer o mais rápido possível estes cursos. Não temos intenção em prejudicar ninguém, mas trata-se de um processo lento'', reforça Sonia Benites.
A pró-reitoria de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina confirma que o regulamento exige que se comprove a conclusão do curso de graduação para cursar uma especialização. Um dos documentos exigidos é uma cópia do diploma, e os cursos não reconhecidos não podem emiti-lo.





