Em Marilândia do Sul (Centro-Norte) está localizado o castelo da república Eldorado. A obra foi construída pelo descendente de alemão João Henrique Stalhk entre 1940 e 1942. O Estado era governado pelo interventor Manoel Ribas, que fazia a doação de terras. João Henrique Stahlk conseguiu cinco mil alqueires de terras para desbravar a região. Hoje a área total do castelo é de 12 alqueires. Quando foi edificado serviu como residência de Stahlk no período em que o local foi um dos maiores centros de extração de madeira do Estado. A fazenda dos Stalhk se tornou conhecida como República do Eldorado e teve a sua própria moeda – o Boró – que era aceita em toda a região e equivalia a horas de trabalho. O desenho da edificação foi inspirado no Castelo de Wartburg, situado no extremo noroeste da Alemanha. Os lustres de cristal vieram da Itália, enquanto os vidros das janelas foram trazidos da Hungria, os detalhes em mármore de Carrara e de Portugal, os tecidos das cortinas foram importados da Síria, as divisórias possuem acabamento em bisotê francês e os aquecedores viram dos Estados Unidos. Já naquela época foi construído um elevador na casa. "Como não havia rodovias ou ferrovias, ele deve ter construído com muita dificuldade, naturalmente", destacou uma das sócias da propriedade, Célia Palhares, 84. Ela conta que seu marido, o professor Álvaro Pereira Salles (já falecido), adquiriu a propriedade em 1964.

O filho de Álvaro, Max Lobato Salles, conta que o pai queria montar um cassino no local, mas a ideia não foi levada adiante por causa das turbulências políticas no país na época. "Ali requer uma reforma grande. Vários arquitetos fizeram projetos, mas é preciso ter uma ideia do que fazer com ele."

A partir de 1975, o filho de Célia Palhares, Eurivaldo José Escudero, transformou o local em um ponto para a prática de motocross. "O movimento maior do Castelo foi esse aí. Tenho lembranças maravilhosas desse período", destacou.
"Essas provas foram realizadas até 2004. Os motociclistas e suas famílias acampavam no entorno do castelo." Atualmente, o espaço tem sido alugado para a realização de eventos. (V.O.)