O número de óbitos por dengue, suspeitos, subiu de 35, na semana passada, para 38 nesta semana em Londrina. Também aumentou o número de mortes confirmadas de uma semana para outra, de 19 para 23. Há outros 10 óbitos em investigação e quatro foram descartados. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (14) pela secretaria municipal de saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Número de mortes por dengue em Londrina sobe para 23
| Foto: Luis Robayo -AFP

De acordo com o boletim, na 20ª semana epidemiológica do ano, a cidade registra 36.642 14.781 notificações relacionadas à doença, das quais 14.781 foram confirmadas, 4.969 descartadas e 16.818 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais

REFERÊNCIA

Londrina possui duas unidades de referência para atender os casos relacionados à dengue. Uma é o CCI Norte (Centro de Convivência da Pessoa Idosa), localizado na Rua Luiz Brugin, 570, esquina com a avenida Saul Elkind, e que fica aberto todos os dias da semana, das 7h até 1h.. A outra é a Unidade Básica de Saúde da Vila Casoni (avenida Dez de Dezembro, 580), que atende de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Outras UBS também recebem pacientes com suspeita de dengue. As exceções ficam por conta das seis unidades direcionadas apenas para o atendimento de casos relacionados ao coronavírus e a doenças respiratórias: Guanabara (centro), Bandeirantes (oeste), Ouro Branco (sul), Chefe Newton e Maria Cecília (norte) e Vila Ricardo (leste), e também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que funciona diariamente, 24h, somente para esta finalidade.

A população pode fazer denúncias de imóveis ou áreas suspeitas de terem focos do mosquito Aedes aegypti, entre eles terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação do vetor. O contato pode ser feito pelo telefone 0800-4001893, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

EM APUCARANA

Apucarana (centro-norte) está entre os mais de duzentos municípios do Paraná considerados em situação de epidemia da dengue. De acordo com a Sesa (secretaria estadual de Saúde), o município está com 525 casos da doença e outros 303 em investigação. Para se configurar uma epidemia de dengue, é necessário ter mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes. Com uma população estimada de 134.996 pessoas, Apucarana acaba de ultrapassar o índice para o município entrar situação de epidemia da dengue mas, felizmente, não registrou óbitos.

O presidente da Autarquia Municipal da Saúde (AMS), Roberto Kaneta, observa há ocorrência de casos da dengue em todas as regiões da cidade. “Por isso, a população de uma forma geral precisa ajudar saúde pública a combater a doença, deixando seus quintais livres de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, ou seja recipientes de acumulam água parada.”