Outras 13 mortes continuam sendo investigadas
Outras 13 mortes continuam sendo investigadas | Foto: Cadu Rolim/Foto Arena/Folhapress

O número de óbitos causados por dengue em Londrina subiu. Boletim divulgado nesta quinta-feira (2) pela secretaria municipal de Saúde indica que 13 pessoas perderam a vida em decorrência da doença somente neste ano. No informe da semana passada eram 11. Outras 13 mortes continuam sendo investigadas pelo comitê intermunicipal e quatro foram descartadas.

Os casos confirmados na cidade chegaram a 7.696 nos primeiros três meses de 2020. São 19.755 notificações, com 4.078 descartadas e outras 9.880 ainda sendo apuradas, aguardando o resultado dos exames. De acordo com a secretaria, não houve registro positivo nas duas últimas semanas avaliadas.

Mesmo com a diminuição, Sônia Fernandes, diretora de Vigilância em Saúde do município, afirmou que a circulação viral continua e nas diferentes regiões. “As pessoas precisam entender que a dengue é um perigo real hoje, tanto ou mais grave que o próprio coronavírus e não podemos descuidar. É fundamental manter a prevenção e eliminar os focos de água parada para que a circulação do mosquito reduza e os riscos sejam menores", advertiu.

Fernandes também orientou que as pessoas que apresentarem sintomas de dengue não devem deixar de procurar os serviços de saúde. “Com a situação de isolamento provocada pelo coronavírus muitos com sintomas de dengue têm medo de sair de casa para procurar atendimento médico, mas isso não pode acontecer. Em muitos casos, o paciente já chega às unidades apresentando quadro avançado e isso compromete a eficácia do tratamento", apontou.

Londrina segue com dois locais para atendimento exclusivo relacionados ao mosquito Aedes aegypti: a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Casoni, na região central, e o centro especializado, no prédio do CCI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa), na zona norte. A unidade da Casoni vai funcionar das 7h às 19h, de segunda a sábado, a partir do dia sete de abril.

Outras 13 mortes continuam sendo investigadas
Outras 13 mortes continuam sendo investigadas | Foto: Cadu Rolim/Foto Arena/Folhapress

Denúncia de imóveis ou áreas que contenham focos do Aedes aegypti podem ser feitas por meio do telefone 0800 400 1893, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.