O Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE) não tem levantamento de alunos fumantes nos ensinos fundamental e médio do município e região. Através do Regimento Escolar, as instituições de ensino proíbem o fumo dentro dos domínios da escola. Em alguns colégios, como o Vicente Rijo, o maior da rede estadual de Londrina, o aluno que for flagrado fumando no ambiente escolar recebe suspensão de dois dias e os pais são chamados à escola. ''Os casos são raros. Mas infelizmente sabemos que muitos fumam quando estão lá fora'', comenta a orientadora educacional do colégio, Ana Rosa Nini Azzolini.
Segundo a pedagoga, a escola trabalha o assunto tabagismo constantemente, tanto em sala de aula como em conversas informais com os alunos. ''Acho até que o número de alunos fumantes está diminuindo.'' De acordo com Ana Rosa, a grande concentração dos que fumam está no ensino médio. ''De 5 a 8 série é mais raro encontrarmos.'' No colégio, que tem cerca de 3,5 mil alunos, também não há levantamento do número de fumantes.
Para a orientadora, o que mais leva os adolescentes a fumar é a necessidade de fazer parte de um grupo. ''É a idade da experimentação'', lembra. Ana Rosa também revela que cerca de 10% dos professores da instituição são fumantes, mas nenhum trabalho de conscientização é feito com eles. ''A gente só pega no pé'', diz a pedagoga. (S. L.)

mockup