Imagem ilustrativa da imagem Novos semáforos entram em funcionamento em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Os motoristas devem ficar atentos à nova sinalização que começou a funcionar nesta segunda-feira (23), nas ruas de Londrina. Conjuntos de semáforos foram instalados pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) nas regiões central e leste.

No cruzamento da avenida Pioneiros com a rua João Gaion, a instalação de quatro semáforos tem o objetivo de disciplinar o fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico. No início da manhã e final de tarde, os motoristas têm dificuldades para acessar a avenida dos Pioneiros a partir das ruas João Gaion e Abricó. O cruzamento entre os três corredores é o único ponto de ligação – num raio de aproximadamente 400 metros – entre a região das avenidas Laranjeiras e São João.

Imagem ilustrativa da imagem Novos semáforos entram em funcionamento em Londrina
| Foto: Divulgação/CMTU

“Nesses horários de pico, o trânsito aqui fica insuportável. Todo mundo está com pressa, querendo passar e vira uma confusão só”, comenta Mateus Luiz dos Santos, vendedor de frutas às margens da avenida. O motorista Juracir da Paixão, que acessa a avenida dos Pioneiros todos os dias às 6h, comemorou ao ver os equipamentos em funcionamento nesta manhã. “Agora vai ficar bom. O trânsito aqui é um sufoco”.

O diretor de Trânsito da CMTU, major Sérgio Dalbem, explica que inicialmente foram colocados dois quebra-molas na pista. “Mas como o fluxo está muito grande e a região leste vem crescendo muito rapidamente, a ideia foi complementar a sinalização. Com os semáforos funcionando, vamos pintar as faixas de pedestres nos próximos dias”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Novos semáforos entram em funcionamento em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Já na região central, os semáforos foram acionados no cruzamento das ruas Santos com Benjamin Constant. “A sinalização neste local já seria suficiente se os motoristas a respeitassem. Porém, não temos tido resultados e optamos pela instalação dos equipamentos”, explica Dalbem, destacando que o problema neste trecho são os acidentes.

Eliane Stabile Bezerra, que trabalha em frente ao cruzamento, comenta que as colisões acontecem quase que diariamente, quando os veículos que estão na rua Santos não param para atravessar a rua Benjamin Constant. “Não sei se eles não prestam atenção ou acham que vai dar tempo de cruzar, mas o fato é que nesse local, ninguém respeita. Os acidentes acontecem a qualquer hora do dia. É muito ruim, mas a gente já até acostumou a ouvir as freadas bruscas”, desabafa.

Imagem ilustrativa da imagem Novos semáforos entram em funcionamento em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

LEIA TAMBÉM:

Arco Leste de Londrina: confira o trajeto completo

Agentes da CMTU irão acompanhar o funcionamento dos novos semáforos e, caso seja necessário, poderá realizar ajustes no tempo dos equipamentos. A recomendação a quem passa pelos locais é que redobre a atenção e respeite a nova dinâmica das vias.

Os novos equipamentos atendem também a uma demanda da população. Segundo Dalbem, a Companhia recebe diariamente pedidos de intervenções no trânsito. "Recebemos os pedidos, verificamos com o Siate, o Samu, fazemos estudos sobre o fluxo de veículos, ou seja, há toda uma somatória de requisitos técnicos a serem avaliados até a implantação de semáforos ou outros recursos como quebra-molas e faixa elevadas de pedestres, por exemplo". (Com CMTU)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.