Londrina – Perfilados debaixo de chuva, 400 alunos do curso de formação de soldados da Polícia Militar foram apresentados ao governador Beto Richa (PSDB) na manhã de ontem em Londrina. Eles foram aprovados no último concurso público e devem reforçar o quadro do 2º Comando Regional, que abrange 91 municípios do Norte e Norte Pioneiro. O resultado, porém, só vai surtir efeito em seis meses, quando terminam as aulas teóricas e o estágio supervisionado.
Sem poder contar com o reforço imediato do efetivo, a PM começa em dezembro a Operação Verão, que visa aumentar a segurança aos turistas, principalmente nos balneários; e a Operação Fim de Ano, para garantir tranquilidade no comércio que terá horário estendido. O comandante do 2º Comando Regional, tenente-coronel Mauro Rolim de Moura, garantiu que o número atual de policiais é suficiente para executar as ações. Moura preferiu não dar informações sobre o efetivo.
Do novos alunos, 120 serão destinados ao 5º Batalhão e à 4ª Companhia Independente de Londrina. O restante será distribuído entre os batalhões de Apucarana, Cornélio Procópio, Rolândia, Jacarezinho e as companhias independentes de Arapongas e Ivaiporã. Cada unidade deve receber de 40 a 60 soldados. "Londrina tem apresentado os melhores índices de redução de criminalidade. Este aumento de efetivo vai dar força para o combate à criminalidade", destacou o governador.
O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) reforçou que mais 180 guardas municipais começam a atuar ainda este ano. Atualmente, eles estão em treinamento. "Nosso objetivo inicial é fechar o quadro da Guarda Municipal em pelo menos 350 homens, até chegar aos 550 necessários", afirmou.
Em todo Estado, são 2.223 policiais em formação. Richa lembrou a contratação de 3,2 mil policiais há um ano. "Os resultados estão aparecendo, tanto na diminuição da violência, na quantidade de drogas apreendidas, no número de criminosos detidos", ressaltou. O governador cumpriu agenda também em Maringá, onde 356 alunos soldados e 13 alunos bombeiros foram apresentados, e em Colorado, Lobato e Atalaia, em encontros com lideranças para discutir futuras ações do governo.

mockup