Novos microônibus desagradam usuários
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 06 de fevereiro de 2004
Vanessa Navarro<br>Reportagem Local 
A circulação de 14 novos micrôonibus nas linhas do transporte coletivo de Londrina está provocando muitas reclamações entre usuários. A nova frota, pertencente à empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), entrou em funcionamento no último dia 1º, substituindo total ou parcialmente os ônibus convencionais em alguns trajetos. Agora são 24 microônibus circulando em Londrina os outros 10 começaram em setembro de 2003.
Pessoas que dependem diariamente do transporte coletivo apontam que os microônibus não estão dando conta da demanda. A estagiária Bruna Rafaela, 17 anos, moradora do Jardim Leonor (Zona Oeste), diz que esses veículos foram colocados em horários de pico, e não apenas em períodos especiais, como no ano passado. Ela é usuária da linha 108-Albatroz. ''Agora é o dia inteiro. Tem hora que está vazio, mas tem hora que está muito lotado. Eu preferia o ônibus antigo.''
Ônibus cheios também têm sido o tormento da cabeleireira Marlene Peres, 56. Já aborrecida com a lotação dos coletivos convencionais que passam no seu bairro, o Conjunto Aquiles Stenghel (Zona Norte), ela reclama que agora enfrenta o mesmo problema em outras linhas onde os micrôonibus passaram a atuar. ''Ultimamente a gente só vai em pé, espremido. Para nós que já estamos numa certa idade fica difícil. Tinha era que aumentar o tamanho dos ônibus, não diminuir'', ressalta.
Usuário da linha 408-Vila Recreio, o aposentado Juventino Gonçalves de Oliveira, 72 anos, engrossa o coro dos descontentes e acrescenta que os micrôonibus têm atrasado muito. ''Já esperei até uma hora. E quanto mais atrasa, mais enche'', observa.
O chefe de tráfego da TCGL, Daniel Martins, confirmou que a empresa tem recebido várias reclamações. ''Hoje (ontem) houve mais, porque a chuva sempre agrava a lotação.'' Ele acredita, entretanto, que o problema será minimizado quando os usuários se adaptarem à novidade. ''Quando iniciamos, no ano passado, tivemos os mesmos transtornos. Hoje aquelas linhas estão tranquilas. Até os motoristas, que são novos, precisam de tempo para se adaptar'', pondera. Foram contratados 47 motoristas especialmente para esses veículos.
Martins explicou que o problema da lotação tem sido maior nas linhas que atendem ''corredores'' de usuários, como pontos centrais, onde o fluxo é maior. Ele destacou que, nesses casos, muitos passageiros têm outras opções de linhas mas preferem tomar o primeiro veículo que chega.
Ontem, segundo Martins, foi feita uma reunião. ''Estamos revendo a situação de cada linha e poderemos, num primeiro momento, retomar os ônibus convencionais em alguns trajetos'', declarou. Hoje, 19 linhas são atendidas pelo veículo compacto.
De acordo com o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Wilson Sella, a substituição de ônibus por microônibus é autorizada para algumas linhas entre bairros. ''O uso de microônibus em horário de pico é autorizado porque não substitui os ônibus normais, são um veículo a mais nas linhas.'' (Colaborou Fernando Rocha Faro)


