Novos médicos devem começar a trabalhar em Londrina até o fim do ano
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 09 de novembro de 2018
Rafael Machado<br>Grupo Folha 
O prefeito Marcelo Belinati (PP) autorizou nesta sexta-feira (9) a convocação de 55 médicos aprovados em concurso público de 2015 para a Secretaria Municipal de Saúde. A medida foi tomada durante assinatura da ordem de serviço da reforma da unidade básica do conjunto Maria Cecília, região norte de Londrina, que passou a atender provisoriamente na avenida Saul Elkind, 892. Dos novos servidores, 50 são clínico-gerais e cinco dividem-se entre ginecologistas e pediatras.

De acordo com o secretário de Saúde, Felippe Machado, o objetivo é "reforçar a atenção básica e desafogar o atendimento nas UPAS". Londrina possui dois centros que atendem 24 horas, um às margens da Leste Oeste e outro no jardim Sabará. As contratações renderão R$ 6 milhões por ano no orçamento do Executivo. A previsão é que os profissionais comecem a trabalhar em até dois meses. Antes disso, eles passarão pelo processo de admissão da Secretaria de Recursos Humanos.
Machado ponderou que "há um planejamento dos postos que irão receber os funcionários, mas a distribuição exata ainda não foi definida". Ele garantiu que "nenhuma UBS ficará sem médico de manhã e à tarde". Para 2019, não foi descartada a possibilidade mais um chamamento. "É claro que precisamos de avanços, mas tudo isso está sendo pensado com responsabilidade fiscal para o ano que vem".


