Imagem ilustrativa da imagem Novo prédio do Ministério do Trabalho volta a atender em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa / Grupo FOLHA

Após um ano de reformas, o prédio do Ministério do Trabalho e Emprego de Londrina, na zona oeste, voltou a operar com todos os serviços. A entrega da obra aconteceu há pouco mais de dois meses e a população está sendo atendida normalmente. Durante a reforma, os atendimentos de protocolo e confecção de carteiras de trabalho funcionaram em uma sala do Sine - Agência do Trabalhador, na região central, e apenas o setor de fiscalização se manteve na unidade.

O gerente regional do Trabalho e Emprego em Londrina, Dorival Silvestre Arantes, comentou que o prédio não passava por reformas há mais de 30 anos, o que prejudicava os serviços em dias de chuva. “A água entrava pelos condutores elétricos e às vezes dava até curto-circuito. Além disso, não havia nenhuma acessibilidade”, comentou.

Com recursos do Ministério do Trabalho no valor de R$ 700 mil, toda a estrutura foi renovada. “Só está faltando o elevador que deverá ser instalado nos primeiros meses de 2020”, comentou Neto. A unidade de Londrina atende 110 municípios do Norte paranaense e realiza diariamente, cerca de 35 atendimentos.

Imagem ilustrativa da imagem Novo prédio do Ministério do Trabalho volta a atender em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa / Grupo FOLHA

Carteira digital

Apesar da carteira de trabalho digital já estar em vigor no País desde o mês de setembro, boa parte da população ainda desconhece ou não aderiu ao novo formato do documento. Ricardo Toshio Hamano, chefe do setor de Políticas de Emprego da unidade do Ministério do Trabalho em Londrina, comenta que a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) reduz custos e burocracia.

“O registro profissional passa a ser acessado pelo número de CPF no site acesso.gov.br ou pelo aplicativo CTPS Digital. As plataformas são do governo federal e dão acesso à carteira e outros serviços, permitindo ao trabalhador até imprimir o histórico em formato PDF, ao contrário de antes, quando era necessário solicitar o documento pessoalmente”, explicou.

Com a mudança, empresas que usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico. Hamano citou que algumas grandes empresas da cidade ainda exigem a carteira física e que a regional tem emitido e-mails informativos. "A ideia é divulgar e esclarecer dúvidas".

Por mês, a unidade em Londrina emite uma média de três mil carteiras de trabalho físicas e nem todas são recolhidas pela população dos 110 municípios atendidos pela regional. A estimativa é de que mais de mil documentos ainda não foram retirados. “Tem carteira aqui desde 1997”, comentou.

Imagem ilustrativa da imagem Novo prédio do Ministério do Trabalho volta a atender em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa / Grupo FOLHA

Serviço: O Ministério do Trabalho e Emprego fica na avenida Rio Branco, 269, no Jd. Shangri-lá. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Saiba mais sobre a CTPS digital:

-O documento eletrônico equivale à antiga carteira de trabalho e previdência social física; quem tem a carteira em formato físico deve guardá-la, pois ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior.

-A CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

-Com a mudança, todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo para celulares (iOS ou Android) ou pelo site gov.br/trabalho.

-Para o cidadão, o documento digital permite acompanhar todas as movimentações em seu contrato de trabalho. Para o empregador, a medida desobriga aqueles que estejam no eSocial, de realizar anotações no documento físico, sendo possível realizar contratações sem solicitar ao trabalhador a CTPS.

- Caso você seja contratado por um empregador que ainda não utiliza o eSocial, você ainda vai precisar da via física da CTPS. Caso você já tenha uma CTPS, você pode usá-la ou então solicitar a emissão de uma CTPS Física mediante agendamento (ligue 158). Em pouco tempo, mesmo nesses casos, você poderá usar a Carteira de Trabalho digital.

-Dúvidas podem ser esclarecidas também pelo telefone 153.

Fonte: Secretaria do Trabalho