Na última semana, as obras do novo prédio para a Escola Municipal Edmundo Odebrecht, do distrito da Warta (zona norte), foram concluídas. Atualmente, os alunos do ensino fundamental I da região usam o prédio emprestado pelo Estado e dividem espaço com os estudantes do ensino fundamental II e médio na única unidade educacional pública da região, o Colégio Estadual da Warta. Com a estrutura exclusiva, a escola passa a oferecer 190 vagas a mais e vai ampliar atendimento que vai do ensino infantil, a partir de 2 anos, até o 5º ano do ensino fundamental.

As obras tiveram início em outubro do ano passado e foram finalizadas na primeira quinzena de dezembro deste ano em uma construção que teve o investimento de R$ 3,75 milhões provenientes do cumprimento de obrigação oriunda de um novo loteamento da construtora MRV Engenharia e Participações S/A, que ficou responsável pela obra. Ao todo, 31 professores vão trabalhar na unidade, mas a SME (Secretaria Municipal de Educação) avalia aumentar o número de profissionais da escola conforme demanda.

De acordo com Maria Tereza Paschoal de Moraes, secretária municipal de Educação, além de oferecer uma estrutura ampla e moderna, incluindo dispositivos de acessibilidade e espaços pedagógicos diversos, a unidade também aumenta sua capacidade e passa a atender crianças menores, reivindicação antiga dos moradores da região. “Nós vamos ampliar o atendimento e incluir crianças de 2 e 3 anos. Vai ser a primeira do município a oferecer não só o ensino fundamental, mas também educação básica, atendendo crianças dos 2 até os 10 anos de idade”, aponta.

A construção do novo prédio também desafoga o Colégio Estadual da Warta, que cedeu espaço ao município para atendimento às crianças. “Agora, eles também vão poder oferecer novas turmas, pensar em projetos novos”, revela a secretária.

O prefeito Marcelo Belinati comentou a deficiência do distrito em suas redes sociais. “O distrito da Warta tem 86 anos, é mais velho que Londrina, e ainda não tinha escola municipal. As crianças tinham que estudar junto na escola estadual. Agora terão uma linda e moderna escola com tudo que tem de melhor”, escreveu.

Ver essa foto no Instagram

* CUIDANDO COM AMOR DAS NOSSAS CRIANÇAS * A Prefeitura concluiu essa semana a CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DA WARTA. Escola moderna pra bem atender nossas crianças. Nesse momento a Prefeitura está reformando dezenas de escolas, construindo novas creches e escolas, trocando móveis e equipamentos por novos, voltamos a fornecer uniformes escolares, melhoramos a merenda, valorizamos nossos educadores resgatando direitos que eles tinham como promoções e licenças prêmios, criamos a função do coordenador pedagógico, focamos na questão pedagógica, criamos a função do professor mediador para proteger e identificar crianças em situação de risco, dentre tantas outras ações. Pra vocês terem uma ideia o distrito da Warta tem 86 anos, é mais velho que Londrina, e ainda não tinha escola municipal. As crianças tinham que estudar junto na escola estadual. Agora terão uma linda e moderna escola com tudo que tem de melhor... Agradeço de coração a brilhante equipe da Secretaria de Educação, ao coordenador distrital Regis Choucino, a toda equipe da prefeitura, a construtora que fez a obra (MRV) e a todos aqueles que de alguma maneira colaboraram pra transformar esse sonho em realidade. Parabéns distrito da Warta! Parabéns Londrina! Marcelo Belinati

Uma publicação compartilhada por Marcelo Belinati (@marcelobelinati_) em


<blockquote class="instagram-media" data-instgrm-captioned data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/p/B6GLL3tAjO5/?utm_source=ig_embed&amp;utm_campaign=loading" data-instgrm-version="12" style=" background:#FFF; border:0; border-radius:3px; box-shadow:0 0 1px 0 rgba(0,0,0,0.5),0 1px 10px 0 rgba(0,0,0,0.15); margin: 1px; max-width:540px; min-width:326px; padding:0; width:99.375%; width:-webkit-calc(100% - 2px); width:calc(100% - 2px);"><div style="padding:16px;"> <a href="https://www.ins...

PAIS

Maria Fernanda, de 8 anos, vai para o 3º ano do ensino fundamental em 2020 e, segundo o pai, Emerson Fernando Alves, 40, ela está ansiosa para começar a estudar na escola nova. “É um sonho que se realiza para a nossa comunidade, porque foi tão esperado, todo mundo sempre lutou para isso e as crianças agora ficam empolgadas, querem passar na frente do prédio, ver como está ficando. Minha filha não vê a hora de entrar na escola nova”, comenta ele que também faz parte da APM (Associação de Pais e Mestres).

A família mora na zona rural e também depende do transporte escolar da prefeitura. O operário de campo conta que a nova estrutura vai oferecer condições melhores de ensino para a filha. “Agora está bem melhor, ficou uma escola moderna, bem bacana, escola-modelo mesmo. Também vai ter o C2 e C3, o que é importante, porque eu sei que tem bastante gente que tem dificuldade por não ter com quem deixar os filhos”, salienta.

A diretora da Escola, Daisy Martins Paes de Góes, comenta que esse era uma reclamação constante dos pais. “É complicado, a maioria das mães não tem como sair para trabalhar, porque não tem com quem deixar as crianças pequenas, então acabou surgindo a figura das cuidadoras para que elas pudessem sair para o trabalho”, conta a rotina dos moradores. A perspectiva é que o atendimento do C2 e C3 seja em período integral e do P4 ao 5º ano em período parcial.

Na estrutura pedagógica, a escola conta com 11 salas de aula, brinquedoteca, quadra coberta, biblioteca, sala de informática e solário; além de área administrativa contemplando salas de direção, coordenação, professores e secretaria; e de serviços, como cozinha, refeitório, depósito de alimento, sanitários e almoxarifados.

SERVIÇO

Os interessados nas vagas da educação infantil para crianças de 2 e 3 anos devem procurar a Central de Vagas, localizada na rua Benjamin Constant, 600, no Centro de Londrina. O mutirão das matrículas para ensino fundamental já foi realizado, mas os pais que ainda desejarem incluir seus filhos podem procurar a SME no mês de janeiro munidos de documentos pessoais e comprovante de residência. A escola ficará aberta a partir do dia 27 de janeiro para tirar dúvidas e as aulas começam no dia 4 de fevereiro.