Em meio a várias manifestações de repúdio e muita polêmica, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Leonyl Ribeiro, estará hoje em Londrina para dar posse ao novo delegado-chefe da cidade, Pedro de Jesus Colaço, 55 anos. Ele irá substituir Gilson Garrett Algauer, na função desde maio de 2000. Diversos representantes de entidades civis e públicas, contrários à transferência, ameaçam boicotar a cerimônia da posse, que será realizada na 10ª Subdivisão Policial (SDP), às 16 horas.
Garrett deve assumir um novo posto na Corregedoria Geral da Polícia Civil, em Curitiba. O secretário de Estado da Segurança Pública, José Tavares, responsável pela controvertida transferência de Garret, não comparecerá à posse.
Por meio de nota emitida pela assessoria de imprensa da secretaria, Tavares classificou o afastamento do delegado-chefe de procedimento de rotina. ‘‘A transferência de Garrett cumpre um ritual normal da Polícia Civil. Ele cumpriu sua missão em Londrina, onde assume nova etapa de trabalho em sua irretocável carreira funcional.’’ Ainda de acordo com a nota, o substituto de Garret, Colaço, ‘‘é profissional de inteira confiança da secretaria e dono de um invejável currículo’’.
Anteontem, cerca de 20 representantes de entidades civis e públicas estiveram na 10ª SDP, manifestando solidariedade a Garrett. Para os manifestantes, a decisão da secretaria, que não consultou a comunidade, foi um ato ‘‘autoritário e lamentável.’’
O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (PM), tenente-coronel Rubens Guimarães, não se sentiu confortável para comentar a remoção de Garrett. Segundo ele, a Polícia Militar, por ser vinculada à mesma secretaria, não deve se posicionar acerca de decisões dos superiores. ‘‘Nós (PM e Garret) tínhamos um bom entrosamento. Espero que o mesmo se repita com o novo delegado’’, afirmou.
Em 1997, o então delegado-chefe da 10ª SDP, Leonyl Ribeiro, deixou a chefia em condições parecidas com a de Garrett. Elogiado pelas lideranças comunitárias pelo trabalho que vinha desenvolvido, Ribeiro foi surpreendido pelo comunicado da Secretaria de Segurança sobre a sua trasnferência. Houve protestos contra a saída de Ribeiro, mas a remoção não foi revertida.

mockup