Novo Conselho de Segurança toma posse
PUBLICAÇÃO
sábado, 14 de setembro de 2002
Emerson Dias<br> Reportagem Local 
Três assassinatos, perseguições e tiroteios entre policiais e bandidos foram as ocorrências que antecederam a posse do Conselho Comunitário de Segurança de Londrina (Gestão 2002/2003), realizada ontem. O novo presidente da entidade, Pedro Marcondes, disse que vai trabalhar junto à população para combater o tráfico de drogas e a atuação de menores na criminalidade, além de avaliar pessoalmente a lista com policiais civis (a maioria deles investigada pela Corregedoria Geral) que serão transferidos para a cidade.
A cerimônia foi realizada no Calçadão. Durante o discurso, Marcondes falou que a violência em Londrina atingiu índices ''acima do tolerável'', sendo necessária uma iniciativa popular para pressionar governo do Estado, prefeitura e Secretaria de Segurança. ''Vamos tentar agir como elo de ligação entre população e autoridades. Segurança pública só se consegue com o apoio efetivo da comunidade'', comentou o presidente.
Além das principais propostas (veja quadro), o Conselho ainda fará campanhas de conscientização entre os moradores. A primeira cartilha, destinada ao combate às drogas, já está pronta e os mil exemplares serão distribuídos gratuitamente. ''A população precisa tomar iniciativa, fazendo denúncias e se prontificando a ser testemunhas dos crimes. Em contrapartida, a Secretaria de Segurança precisa fazer um planejamento mais transparente e participativo'', comentou Marcondes, sem espicificar detalhes de como conseguirá tais iniciativas.
Sobre a lista com 12 investigadores, dos quais 10 respondem ou já responderam por processos administrativos (envolvendo inclusive tráfico de drogas), o presidente disse que vai acompanhar o caso pessoalmente. ''Vamos analisar esta lista. Queremos homens que tragam solução e não problemas para a cidade.''
Marcondes tem 54 anos e já atuou tanto nas polícias Civil quanto Militar. Foi capitão da PM e delegado em três cidades: Ibiporã (1990/1993), Laranjeiras do Sul (1994) e Londrina (1995). Foi diretor da Penitenciária Estadual de Londrina (1995) e coordenador geral do Sistema Penitenciário do Paraná (2000/2002). Atualmente está aposentado como delegado e leciona Direito Penal na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A assessoria de Comunicação, coordenada por Alvino Filho, está agendando palestras e reuniões junto à comunidade. O telefone para contato é (43) 3342-1530.


