Dessa vez não houve tumulto, mas a indignação dos passageiros da Vasp era a mesma daqueles que enfrentaram atraso de vôo na semana passada. Ontem, um vôo da companhia sofreu mais de quatro horas de atraso, prejudicando dezenas de passageiros que estavam no Aeroporto de Londrina.
Segundo um funcionário da Vasp, que não se identificou, o vôo das 15 horas, que iria para o aeroporto de Guarulhos (SP), atrasou porque a aeronave (que vinha de Curitiba) teve problemas na manutenção. Um novo avião, vindo de São Paulo, deveria chegar à cidade por volta das 19h30 de ontem para atender os passageiros.
''Só fomos avisados do atraso às 16h05, quando já havíamos feito o check-in'', afirmou Nair Raposo Bovolato, de Presidente Prudente (SP). Ela e a filha tinham como destino Miami, nos Estados Unidos, e iriam perder a conexão em São Paulo, se não fosse a iniciativa do empresário londrinense Atsushi Yoshi, que resolveu fretar um avião. ''Vamos com ele, mas teremos que pagar R$ 1 mil cada uma'', disse. Como elas, outras quatro pessoas resolveram viajar na aeronave fretada para não perder conexões internacionais.
Revoltado, Yoshi disse que resolveu fretar um avião de 18 lugares para que sua esposa, Kimiko, não perdesse a conexão para a China, prevista para às 22 horas. ''Minha esposa vai para São Paulo nem que eu tenha que mandá-la sozinha no avião'', reclamou o empresário, que estava à procura de mais passageiros para dividir as despesas com o frete, que custaria R$ 9 mil.
''Vou entrar com uma ação na Justiça para que a empresa aprenda a respeitar o passageiro. Afinal, se nós confiamos, temos o direito de cobrar'', assinalou Kimiko, que faria sua primeira viagem pela Vasp.
O analista de sistemas Marcos Mendes do Rego começaria hoje em seu primeiro emprego e não sabia o que fazer caso não conseguisse embarcar para São Paulo. ''Tenho que estar em Campinas e os ônibus já estão lotados por causa do feriado em São Paulo. Mesmo com a garantia da empresa, já não confio mais que o avião vai estar aqui na hora prevista'', lamentou.
Os norte-americanos Chad Laprelle e Debbie Kelly perderam o vôo de ontem para Dallas e pretendem embarcar ainda hoje para São Paulo, de onde voltam aos Estados Unidos. De férias no Brasil, eles já haviam passado pela mesma situação há duas semanas, quando tentaram embarcar, com um grupo de amigos, para São Paulo, onde pegariam uma conexão para o Chile.
A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Vasp, mas não recebeu retorno algum até o fechamento da edição.

mockup