Novo aterro sanitário deve sair ainda este ano
O promotor da Vara Cível de Ivaiporã, Cléverson Tozzate, disse que a prefeitura já ajuizou o pedido de desapropriação de um terreno de 40 mil m2, no distrito de Santa Bárbara, para abrigar o futuro aterro sanitário do município. De acordo com ele, tudo indica que a obra será efetivada em 2007.
''Tenho acompanhado essa questão com atenção e posso garantir que as providências estão sendo tomadas. Assim que a Justiça liberar o terreno, a prefeitura poderá solicitar a licença ambiental de instalação. Minha promessa de que isso vai ser resolvido esse ano está valendo''.
Até o momento, a prefeitura tem apenas a licença prévia - que permite a desapropriação da área. Segundo o promotor, a medida judicial foi necessária porque o proprietário do terreno escolhido recusou a venda amigável.
O Ministério Público assinou Termo de Ajuste de Conduta com a prefeitura em 2003, prevendo a desativação do atual lixão, operado às margens do rio Pindaúva, em área de preservação ambiental, até 2004. Apesar do descumprimento de prazos, não foram adotadas sanções administrativas ou judiciais.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Lenharo, disse à FOLHA desconhecer os trâmites burocráticos para instalação do novo aterro. ''Não sei se já foi feita a desapropriação. Ouvi falar que o prefeito está empenhado nisso''.
O prefeito de Ivaiporã, Célio Pereira (PMDB), está de férias na Bahia e retorna na próxima segunda-feira ao município.(F.C.)





