Os acidentes de trânsito no perímetro urbano de Londrina foram responsáveis por sete mortes no mês de novembro - três a mais que o mesmo período do ano passado. O levantamento sobre os acidentes foi divulgado ontem pela Companhia de Trânsito (Ciatran). Ao todo, foram 548 acidentes e 228 feridos.
A exemplo dos meses anteriores, os condutores e acompanhantes de motos continuam sendo as principais vítimas fatais - quatro no total. A Ciatran registrou ainda a morte de dois pedestres e um ciclista. Segundo o sargento José Pedro Garbosa, do setor de estatística da Ciatran, a maioria dos acidentes (42%) aconteceu porque o motorista avançou a preferencial. Em outros 17% das ocorrências, foi verificado o avanço de semáforo.
Estes dados, afirma sargento Garbosa, demonstram que a principal causa dos acidentes continua sendo a desatenção do motorista à sinalização existente. Ele observa que as vias onde ocorrem os acidentes estão bem sinalizadas.
O aumento no número de mortes é verificado também no balanço geral do ano. Neste ano, até o dia 30 de novembro, aconteceram 5.267 acidentes, com 2.054 feridos e 85 mortes. No ano passado, no mesmo período, foram registrados 5.383 acidentes, que resultaram em 1.932 feridos e 74 vítimas fatais.
O disque-denúncia (fone 194 da Ciatran havia recebido até ontem 162 ligações, sendo que a maioria, 59%, se refere a veículos mal estacionados - sobre faixas de pedestres, na calçada ou em fila dupla. ‘‘Vamos verificar e se constatada a irregularidade, a pessoa é notificada’’, observa.
Denúncias sobre rachas, avanço de sinal vermelho e menores ao volante também foram recebidas pela Ciatran. O disque-denúncia foi implantado no dia 16 de novembro.

mockup