Novela lidera ranking de baixaria na TV
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 31 de janeiro de 2005
Agência Estado 
Porto Alegre - Os integrantes da campanha ''Quem financia a baixaria é contra a cidadania'' apresentaram sábado, durante um debate sobre ética na TV, o 8º ranking de programas televisivos com maior número de denúncias de problemas feitas pelo público. A novela ''Senhora do Destino'', da TV Globo, teve o maior número de denúncias entre novembro de 2004 e janeiro deste ano, com 54 reclamações. Logo em seguida aparece o programa João Kléber da Rede TV, com 50.
As reclamações em relação à novela são principalmente sobre excesso de apelo sexual, incitação à violência e veiculação em horário impróprio. João Kléber também aparece com problemas de incitação à violência e ainda por ridicularização de pessoas.
Os outros quatro programas com denúncias são a novela da Globo Terra Nostra, reprisada no horário da tarde, o programa Cidade Alerta, da Record, e os humorísticos Casseta e Planeta, da Globo, e Pânico na TV, da Rede TV. No total, a campanha recebeu 349 denúncias no período.
Pela primeira vez, a campanha divulgou também as empresas que patrocinam os programas com maior número de denúncias. As Casas Bahia e as lojas Marabraz aparecem patrocinando, cada uma, dois desses programas. A primeira é anunciante no Cidade Alerta e no Casseta e Planeta. A segunda está também no Cidade Alerta e no programa João Kléber. O sabonete Albany é patrocinador da novela Senhora do Destino e a Petrobras do Vale a Pena Ver de Novo, da Globo, onde estava sendo mostrada Terra Nostra. O Pânico na TV tem como anunciantes as empresas Brahma e Tetrapak.
Durante o debate foi defendido algum tipo de controle social para as empresas de televisão e rádio para evitar programas considerados de nível baixo. ''Quando falamos em controle social já nos colocam a pecha de censores. Mas nos Países mais desenvolvidos e democráticos há algum controle por parte da sociedade. A democracia só funciona com limites sociais'', afirmou o professor Laurindo Leal.


