Desde sexta-feira (26), o município de Nova Santa Rosa (Oeste) passou a identificar com pulseiras coloridas os pacientes infectados pelo novo coronavírus, com suspeita da doença e também seus contatos (aqueles que moram na mesma residência). No momento em que o paciente assina o termo de isolamento, ele recebe a pulseira e as orientações necessárias sobre o período em que está isolado. A pulseira vermelha é para os casos confirmados e a pulseira verde deve ser utilizada por aqueles que têm contato com o paciente.

Em publicação oficial, a secretaria de Saúde de Nova Santa Rosa afirma que a medida foi adotada considerando a importância da colaboração da população quanto aos cuidados dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Em caso de descumprimento da regra, com a retirada da pulseira ou da medida de isolamento, a pessoa poderá responder por crime contra a saúde pública, conforme o art. 267, da Lei nº 8.072, de 25 de Julho de 1990.

O município, que tem pouco mais de oito mil habitantes, registrou no último boletim epidemiológico de 26 de fevereiro que 45 pessoas estão aguardando o resultado de exames e 15 casos estão ativos. A cidade acumula 366 casos confirmados e duas mortes em decorrência da doença.

CHOPINZINHO

Em Chopinzinho (Sudoeste), a preocupação com o descumprimento das medidas de isolamento entre pacientes com resultado positivo ou suspeito de Covid-19 também levou a Prefeitura Municipal a adotar o uso de pulseiras de identificação. O protocolo começou no dia 12 de fevereiro e oito descumprimentos já foram registrados, gerando multa e encaminhamento ao MP (Ministério Público). A multa é de R$ 326,10 (5 unidades fiscal municipal) e a pessoa poderá responder criminalmente por ação contra a saúde pública.

As pulseiras devem ser utilizadas tanto nos pacientes confirmados com a doença, identificados com a pulseira vermelha, quanto os suspeitos e moradores da mesma residência, que devem fazer uso da pulseira laranja.

Imagem ilustrativa da imagem Nova Santa Rosa impõe uso de pulseiras para pacientes confirmados e suspeitos de Covid
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Chopinzinho

A secretária municipal de Saúde, Francelli Del Gasperin, destaca que a medida é uma forma de a população ficar vigilante, denunciando para a Secretaria aquele que não estão cumprindo com as medidas de isolamento. A iniciativa do uso das pulseiras coloridas é do Comitê de enfrentamento da Covid-19 e tem aprovação do legislativo pela Lei Nº 3.876/2021.

A taxa de ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) em Chopinzinho estava em 100% no sábado (27), conforme boletim epidemiológico. Os dados mostram também um acumulado de 1.647 confirmações da doença, 47 casos ativos e 25 óbitos. Ao todo, 211 casos estão sendo acompanhados.