IDENTIFICAÇÃO -

Nova Santa Rosa impõe uso de pulseiras para pacientes confirmados e suspeitos de Covid

Medida busca garantir que todos cumpram corretamente as medidas de isolamento; pessoas que moram com pacientes com suspeita da doença também são identificados

Micaela Orikasa - Grupo Folha
Micaela Orikasa - Grupo Folha

Desde sexta-feira (26), o município de Nova Santa Rosa (Oeste) passou a identificar com pulseiras coloridas os pacientes infectados pelo novo coronavírus, com suspeita da doença e também seus contatos (aqueles que moram na mesma residência).  No momento em que o paciente assina o termo de isolamento, ele recebe a pulseira e as orientações necessárias sobre o período em que está isolado. A pulseira vermelha é para os casos confirmados e a pulseira verde deve ser utilizada por aqueles que têm contato com o paciente. 



Em publicação oficial, a secretaria de Saúde de Nova Santa Rosa afirma que a medida foi adotada considerando a importância da colaboração da população quanto aos cuidados dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Em caso de descumprimento da regra,  com a retirada da pulseira ou da medida de isolamento, a pessoa poderá responder por crime contra a saúde pública, conforme o art. 267, da Lei nº 8.072, de 25 de Julho de 1990. 


O município, que tem pouco mais de oito mil habitantes, registrou no último boletim epidemiológico de 26 de fevereiro que 45 pessoas estão aguardando o resultado de exames e 15 casos estão ativos. A cidade acumula 366 casos confirmados e duas mortes em decorrência da doença. 


 

CHOPINZINHO 

Em Chopinzinho (Sudoeste), a preocupação com o descumprimento das medidas de isolamento entre pacientes com resultado positivo ou suspeito de Covid-19 também levou a Prefeitura Municipal a adotar o uso de pulseiras de identificação.   O protocolo começou no dia 12 de fevereiro e oito descumprimentos já foram registrados, gerando multa e encaminhamento ao MP (Ministério Público). A multa é de R$ 326,10 (5 unidades fiscal municipal) e a pessoa poderá responder criminalmente por ação contra a saúde pública. 



As pulseiras devem ser utilizadas tanto nos pacientes confirmados com a doença, identificados com a pulseira vermelha, quanto os suspeitos e moradores da mesma residência, que devem fazer uso da pulseira laranja.    

 

Nova Santa Rosa impõe uso de pulseiras para pacientes confirmados e suspeitos de Covid
Divulgação/Prefeitura de Chopinzinho
 



A secretária municipal de Saúde, Francelli Del Gasperin, destaca que a medida é uma forma de a população ficar vigilante, denunciando para a Secretaria aquele que não estão cumprindo com as medidas de isolamento.   A iniciativa do uso das pulseiras coloridas é do Comitê de enfrentamento da Covid-19 e tem aprovação do legislativo pela Lei Nº 3.876/2021. 



A taxa de ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) em Chopinzinho estava em 100% no sábado (27), conforme boletim epidemiológico. Os dados mostram também um acumulado de 1.647 confirmações da doença, 47 casos ativos e 25 óbitos. Ao todo, 211 casos estão sendo acompanhados. 

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Assine e navegue sem anúncios [+]

Continue lendo