A construção da nova Clínica de Odontologia Universitária (COU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi retomada em fevereiro. Iniciada em 2010, a obra ficou um ano parada e anda em ritmo lento.
O governo do Estado liberou, através de um convênio entre as secretaria estaduais da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior recursos para conclusão do primeiro bloco do complexo que vai abrigar o curso de Odontologia. O prédio com 4.400 metros quadrados está orçado em R$ 8,34 milhões. A construção dos outros dois blocos ficará para uma segunda etapa.
A nova clínica terá 140 conjuntos odontológicos e, futuramente, também irá receber a Clínica de Especialidade Infantis (Bebê Clínica), que também funciona no centro, em um prédio cedido em regime de comodato pela Prefeitura de Londrina.
A previsão de conclusão das obras é para o início de 2018. Mas a entrega do prédio não significa atendimento imediato à população, pois os recursos liberados são apenas para a obra física. É preciso conseguir recursos para aquisição dos equipamentos. "Estamos fazendo moção para a Secretaria de Ensino Superior (Seti) para aquisição dos equipamentos, senão vamos ficar com essa estrutura, mas sem equipamentos. Os que estão no prédio do centro são usados e podem não suportar o transporte", explica José Roberto Pinto, diretor da clínica.
O investimento em equipamentos está orçado em
R$ 2,621 milhões. Ficarão no centro os setores de pós-graduação, salas de aula, biblioteca, laboratórios de ensino, Bebê Clínica e o Pronto-Socorro 24 horas. "Como recurso vem pela Secretaria de Saúde, ele não pode ser aplicado no ensino, apenas em atendimento clínico. Então vamos continuar a luta e contamos com apoio da comunidade e dos políticos para nos auxiliem para que consigamos as verbas para terminar isso e o curso não fique fragmentado", reivindica o diretor.
Para ele, a demorada na conclusão das obras segura o crescimento do curso de Odontologia, não permite a expansão da pesquisa, do ensino e do atendimento à população. (A.M.P.)

mockup