Notas


Denúncias-1
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores se reúne hoje, às 13h30, para analisar documentos enviados pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. A comissão foi formada no mês passado para apurar denúncias de que alguns vereadores estariam ficando com o pagamento de servidores contratados irregularmente pela Companhia Municipal de Urbanização (Comurb), no início deste ano. Pouco depois do surgimento das denúncias, o presidente da Comurb, Cléber Tóffoli, pediu afastamento do cargo. A Comurb contratou - sem concurso público - 212 funcionários para trabalho nos terminais de transporte coletivo. Muitos deles, no entanto, estavam ‘‘emprestados’’ para outros setores da Prefeitura.
Denúncias-2
O presidente da Comissão de Inquérito, vereador Flávio Vedoato (PTB), explica que o promotor Bruno Galatti enviou cópias de depoimentos prestados por cerca de 10 pessoas contratadas irregularmente pela Comurb. Através destes documentos, ele espera saber se algum vereador esteve envolvido no episódio. Segundo as denúncias, alguns funcionários da Comurb estariam a serviço da Câmara, mas os cheques dos pagamentos seriam depositados na conta de vereadores. Flávio Vedoato esclarece que a comissão não irá pedir a quebra do sigilo bancário dos vereadores acusados. ‘‘A Câmara não tem este poder’’, observa. Mas afirma que se preciso, poderá sugerir a quebra do sigilo à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, que também investiga o caso. Também fazem parte da CEI os vereadores Antenor Ribeiro (PPB), Luiz Carlos Tamarozzi (PL), Salvador Francisco (PSDB) e Tercílio Turini (PSDB).
Atraso na Caapsml-1
Os servidores e aposentados da Caixa de Assistência de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml) receberam anteontem o salário de setembro. O pagamento atrasou (deveria ter sido realizado no último dia útil do mês) devido a problemas internos da Secretaria Municipal da Fazenda. O secretário da Fazenda, Luis César Guedes, explica que na terça-feira foi feito um repasse de R$ 1.050.000,00 à superintendência da Caapsml para que seja efetuado o pagamento. Ele explica que o repasse dos recursos deveria ter acontecido na sexta-feira, mas por um erro no comando de crédito isso acabou não ocorrendo.
Atraso na Caapsml-2
O atraso no pagamento dos aposentados e funcionários da Caapsml, de acordo com o secretário Guedes, só foi solucionado ontem. Segundo informações do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), 150 servidores e 600 aposentados ficaram sem pagamento até terça-feira. Atraso no pagamento de salário do pessoal da Caapsml já havia ocorrido em março deste ano. Mas, naquela ocasião, o motivo foi a falta de recursos no caixa da Prefeitura. Os servidores das administrações direta e indireta da Prefeitura receberam o pagamento parceladamente no dia 3 de abril, mas os funcionários e aposentados da Caixa foram excluídos. Naquela ocasião, eles chegaram a programar uma manifestação, mas o pagamento acabou sendo efetuado no dia 8 de abril.

mockup