O Norte Pioneiro está com cinco casos confirmados de coronavírus. Boletim da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), divulgado na quinta-feira (2), mostrou que possuem registros da doença os municípios de Cornélio Procópio, Leópolis, Ibati e Quatiguá, sendo o último com dois casos. Cornélio e Leópolis entraram para a lista da secretaria na quinta, após os resultados dos exames.

Imagem ilustrativa da imagem Norte Pioneiro tem cinco casos de coronavírus
| Foto: Arquivo Folha

Dos pacientes de Quatiguá, o que foi divulgado nesta semana está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HU (Hospital Universitário) de Londrina, respirando com auxílio de aparelho. É um senhor de 65 anos e que esteve em São Paulo. O primeiro caso do município foi de um jovem de 25 anos, que veio a Londrina. O rapaz está bem e em isolamento domiciliar.

A prefeitura fez uma barreira sanitária, fechando um acesso e fazendo a triagem de quem entra e sai em outros dois. Nestes locais é realizada a medição da temperatura das pessoas. “É feita a orientação, perguntamos se a pessoa tem algum sintoma de coronavírus”, explicou Izilda Rodrigues Carro, secretária municipal de Saúde. Além disso, foi montada uma unidade sentinela no prédio que abriga a clínica da mulher.

Na unidade são atendidos apenas pacientes com síndrome gripal. O local conta com técnica em enfermagem, recepcionista, enfermeira e médico. O funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana a referência é o hospital do município, que isolou uma área. “Quando confirmou o primeiro caso teve um pânico, com todos preocupados. Agora está mais tranquilo, com as pessoas entendendo que precisam se cuidar”, destacou.

Desde a declaração de pandemia da Covid-19 foram editados quatro decretos com medidas de contenção da proliferação do vírus. “Os servidores com doenças crônicas e com mais de 60 anos foram dispensados, as aulas suspensas, remanejamos funcionários de limpeza para o setor de saúde e pedimos a não circulação de idosos. A equipe de Saúde está indo até as residências, aplicando as doses de vacina contra a Influenza”, elencou Adelita Parmezan de Moraes, prefeita de Quatiguá.

Os comércios considerados não essenciais foram fechados e para aqueles que permaneceram funcionando foi feito um plano de contingência individual pela Vigilância Sanitária. “Remanejamos recursos para a área de assistência social. Entregamos cestas básicas para famílias de baixa renda com crianças sem aulas e autônomos. Compramos testes do coronavírus”, apontou a chefe do Executivo municipal. “Pedimos para as pessoas que viajarem comunicar o município.”

LEOPÓLIS

Ação parecida foi adotada em Leopólis, cidade com pouco mais de quatro mil habitantes. Todas as pessoas que chegam de localidades com casos confirmados precisam avisar a secretaria municipal de Saúde, que faz o monitoramento. O mesmo ocorre com quem vai viajar.

De acordo com a secretaria de Saúde da cidade, o caso confirmado do novo coronavírus foi de uma idosa, com mais de 80 anos, moradora da zona rural e que voltou de São Paulo recentemente. Até o final da tarde de quinta-feira ela ainda estava internada no hospital, mas com possibilidade de ser liberada. Os familiares estão sendo acompanhados na residência onde vivem.

Antes da notificação o comércio já estava com funcionamento reduzido e para aqueles que estão abertos foi indicado disponibilizar álcool em gel na entrada e evitar aglomerações. Na lotérica do município, por exemplo, o atendimento é de uma pessoa por vez.

CORNÉLIO PROCÓPIO

Motoristas que acessam Cornélio Procópio pelas rodovias BR-369 e PR-160 estão se deparando diariamente com uma “barreira de conscientização” montada pela secretaria municipal de Saúde. Uma equipe formada por funcionários e voluntários orientam todos os condutores para que tomem cuidados contra o coronavírus.

Desde o dia 23 de março está ativada a UAR (Unidade de Atendimento Respiratório), para atender suspeitas de coronavírus. Já foram descartados 31 casos da doença e nenhum está sendo investigado, além do que foi atestado.

IBAITI

Em Ibaiti, o paciente com a Covid-19 confirmada procurou auxílio na rede privada de saúde em Cornélio Procópio depois de retornar de viagem a trabalho à Espanha. A Vigilância Epidemiológica de Ibaiti foi informada do resultado do exame no dia 31 de março. A prefeitura do município informou que a instituição particular tratou os sintomas inicialmente como sinusite, não orientando sobre as medidas de proteção e quarentena a qual deveria ser submetido. Posteriormente, isto foi feito pelo poder público municipal.

O paciente já passou pelo período da quarentena, não oferecendo mais risco de transmissão. Os demais membros da família estão sendo monitorados e apresentam bom estado de saúde. O município foi outro que colocou em prática uma série de providências para contenção e prevenção.