Norte Pioneiro aguarda delegacia
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 20 de novembro de 1997
Luciane Tonon Cornélio Procópio
Carlos AlmeidaJuiz Antônio Carlos Choma diz que há resistência políticaO juiz da Vara Criminal de Jacarezinho, Antônio Carlos Choma, reclama do atraso na instalação de uma delegacia antitóxico na região. Em 1995 foi baixada uma resolução pelo secretário de Segurança Manoel Cândido de Oliveira, criando uma delegacia especial em Jacarezinho. Porém, até hoje a delegacia não foi instalada.
Choma explica que a própria prefeitura assumiria o aluguel de um local para a delegacia. Mas, existe uma forte resistência política, o que está atrasando a instalação. A delegacia de antitóxicos no Norte Pioneiro atenderia quase 30 municípios, num raio de 150 quilômetros. A mais próxima de Jacarezinho fica em Curitiba ou no interior de São Paulo.
As polícias Civil e Militar e os poderes Executivo e Legislativo de Jacarezinho também estão empenhados para a conquista da delegacia na região. Toda comunidade está envolvida porque o assunto tóxico é preocupante. Já existe uma mobilização de diversos setores incentivando a instalação da delegacia aqui, disse Choma.
Informações obtidas na delegacia local é que a previsão para a oficializar a instalação da Antitóxico será no início do próximo ano. Alguns delegados da região também já enviaram reivindicações para a Secretaria de Segurança Pública. Ainda este ano, Jacarezinho deverá criar também o Conselho Municipal de Segurança.