Giovani Ferreira
De Curitiba
Conforme números da Secretaria de Estado da Saúde existem 89 leitos de UTI neonatal no Paraná. Quase a metade desse total está em Curitiba, que detém 41 leitos destinados a recém-nascidos em situação de risco. No entando, de acordo com informações da Central Metropolitana de Leitos, que tem sede na Capital, somente em Curitiba existem UTI específicas para bebês. Em outras cidades paranaenses existem leitos neonatal que funcionam junto às UTIs convencionais.
A Central de Leitos não possui uma estimativa pontual sobre o número de pacientes que passa pelos leitos de Curitiba, mas por outro lado esclarece que a lotação das UTIs neonatal é de 100%.
Olga de Castro Deus, coordenadora das centrais de apoio da Secretaria Municipal da Saúde, explicou que os leitos de Curitiba seriam suficientes para atender a cidade e a região metropolitana. O problema de falta de vagas e superlotação acaba surgindo por conta de pacientes que vêm de outros municípios. Olga lembrou que Curitiba é muito procurada porque possui hospitais considerados referência no tratamento de recém-nascidos.
Na prática, disse a coordenadora da central, a demanda de bebês acaba sendo maior do que a oferta de vagas. A média de ocupação de um leito nas UTIs neonatal é de 45 dias, resultando assim em uma baixa rotatividade. Cada leito possui equipamentos específicos que não podem ser divididos com duas crianças ao mesmo tempo.
Em Curitiba os hospitais que dispõem de UTI neonatal são o Hospital de Clínicas, Hospital Evangélico, Pequeno Príncipe, Maternidade Nossa das Graças e Maternidade do Rorário. Todos juntos possuem 39 vagas cadastradas junto à Central de Leitos. No entanto, no caso dos hospitais particulares, nem todos colocam todos às vagas à disposição da central, uma vez que os atendimentos são feitos através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para tentar amenizar a situação e diminuir a relação entre oferta e demanda, a Secretaria de Estado da Saúde informou que no próximo semestre estará colocando à disposição em hospitais do interior mais 40 leitos de UTI neonatal.