No Museu, vários pés incrementam cenário de mostra
Dentre as atrações do Museu Histórico Pe. Carlos Weiss, de Londrina, há uma exposição permanente representando todo o processo de produção do café, desde seu plantio e colheita até a classificação de grãos e industrialização. Por isso, durante a revitalização do museu, em 2000, foram plantados vários pés de café no jardim, que, assim, puderam incrementar o cenário da mostra.
E foi este cenário que produziu os grãos para a bebida que vem sendo consumida pelos próprios funcionários. A Fazenda Escola da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a responsável por cuidar da planta e colher, secar, moer e torrar os grãos, que este ano renderam 40 quilos de pó. Uma parte dessa produção ficou para a Fazenda Escola, que deve comercializá-la. O restante vai ser consumido pelos próprios funcionários do museu.
Para César Augusto de Poli, secretário do museu, o café está aprovadíssimo. Parece que é mais gostoso porque foi colhido aqui. A gente vê o pé bonito, vistoso, com aqueles grãos bem maduros, e depois toma o café, é muito bom, admite. (A.I.)





