Imagine uma cidade com aproximadamente 500 mil habitantes num dos países mais desenvolvidos do mundo. Acrescente algumas praias no verão e um inverno emoldurado por uma neve fina que sopra das montanhas.

Pense ainda num sistema exemplar de transporte público e em educação e saúde de qualidade para todos. Pois é, esse lugar existe: trata-se de Nishinomiya, a cidade coirmã de Londrina no Japão. O tratado de irmandade entre os dois municípios foi assinado em 1977.

Localizada na Província de Hyogo, na costa Sudeste da terra do sol nascente, essa cidade, separada do Norte do Paraná por pelo menos 30 horas de voo e 12 horas de fuso horário, consegue manter uma curiosa proximidade com a capital pé-vermelha.

Em Londrina, a referência principal à cidade-irmã é a Praça Nishinomiya - localizada na Avenida Santos Dumont, próxima ao Aeroporto José Richa. Em Nishinomiya, os sinais da amizade estão presentes na galeria principal da Prefeitura, que mantém uma exposição permanente de fotos e informações sobre Londrina, e na curiosidade que os habitantes demonstram por Londrina e pelo Brasil.

Leia reportagem completa sobre Nishinomiya na edição de amanhã da FOLHA.